Notícias/Local | 23/05/2019

Tarifa dos ônibus seletivos de Santos é reajustada

A partir da próxima segunda-feira (27), entra em vigor a nova tarifa do sistema de transporte de seletivos. O valor passará de R$ 4,95 para R$5,30, quase dois anos após a última atualização, em agosto de 2017. Gerenciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), o sistema de seletivos tem quatro linhas em circulação na Cidade. A Guaiúba Transportes Ltda é permissionária responsável.

 

Valor
A correção do valor da passagem considera o impacto da elevação de itens que incidem sobre o custo da tarifa, tais como combustível (aumento de 26,05% no período) e despesas com salários e encargos trabalhistas. Também contribuiu para definição do novo valor a redução do número de passageiros transportados – problema que atinge o transporte público nacional.

 

Entre agosto/2017 até o momento, a média/mês de passageiros transportados nas linhas dos seletivos diminuiu 21,79% - foi de 134.311 para 105.041. Em contrapartida, ainda considerando o mesmo período, cresceu 17,42% número de usuários com desconto de 50% (concedido a idosos). Nesse caso, a média mensal passou de 6.968 para 8.182.

 

Serviço
O serviço funciona com micro-ônibus climatizados, equipados com som ambiente e poltronas reclináveis. Os coletivos só transportam passageiros sentados e realizam paradas para embarque e desembarque em qualquer local, desde que respeitada a sinalização de trânsito. No ano passado, a empresa desenvolveu o aplicativo Seletivo Fácil Santos, possibilitando ao usuário saber em tempo real a localização do coletivo. Informações sobre sistema de transporte também estão disponíveis na internet.

 

O decreto autorizando o reajuste estará no Diário Oficial desta quinta-feira.

 

Linhas de seletivos que circulam na Cidade
201 (ferry boat - Centro/Via Av. Ana Costa)
202 (ferry-boat-Centro/via Av. Conselheiro Nébias)
205/JM (Zona Noroeste-Av. Jovino de Melo-Centro-Gonzaga/via Av. Ana Costa e Av. Conselheiro Nébias)
205/São Jorge (Zona Noroeste-São Jorge-Centro-Gonzaga/via Av. Conselheiro Nébias e Av. Ana Costa

 

Foto: Seletivo Santos


Leia também