Baixada Santista

Mutirão no Rio Casqueiro remove mais de 1 tonelada de lixo

23/05/2019

A Prefeitura de Cubatão realizou um mutirão de limpeza no Rio Casqueiro na manhã de terça-feira (21). A ação contou com a presença de 50 voluntários – munícipes, funcionários e integrantes da ONG Nudaer (Núcleo de Defesa Ambiental e Educacional entre Rios). Também participaram da ação o prefeito Ademário Oliveira, os secretários de Meio Ambiente Mauro Haddad e de Turismo Antônio Martins Ribeiro e os vereadores Rodrigo Ramos Soares (o Rodrigo Alemão) e o Sérgio Augusto de Santana (o Sérgio Calçados).

 

A equipe retirou mais de uma tonelada de resíduos do local. "Cada saco tem capacidade para 100 quilos. Retiramos cerca de 15 cheios", declarou a diretora de Saneamento e Gestão Ambiental Patrícia Barbosa. "Todo o lixo recolhido estava na margem do rio. Então, o trabalho acabou sendo algo mais manual", completou. Os rejeitos mais encontrados, conforme apurado, estão garrafas pet, entre outros materiais plásticos. Além disso, foram retirados cacos de vidro, pedaços de madeira, móveis e até roupas.

 

O lixo limpo (caracterizado por tudo aquilo que pode ser reciclado, como papel, garrafas de vidro, latas de alumínio e outros) foi destinado a Cooperativa ABC Marbas. Já o material não reciclável foi levado por caminhões de lixo da Terracom.