Notícias

Como escolher cama e colchão ideais?

25/05/2019

Você já sabe que uma boa noite de sono depende de vários fatores, mas, principalmente, com a qualidade da cama e do colchão. No momento de planejar a compra deste conjunto é preciso levar em consideração não somente o modelo, como também o tamanho e o tipo de colchão, que fará toda a diferença para que você tenha um sono de qualidade. Consultamos a arquiteta Cris Paola, que dá algumas dicas valiosas sobre o assunto:

 

Casal, queen ou king?
Antes de escolher o modelo que mais combina com o projeto de decoração, a especialista indica observar os tamanhos disponíveis no mercado: padrão (1,88m de altura X 1,38m de largura), queen (1,98m de altura X 1,58m de largura) ou king size (1,93m de altura X 2,03cm de largura).  Além disso, é preciso preservar uma circulação mínima de 60 cm para cada lado da cama. “Para conquistar a cama certa, é fundamental que ela caiba no quarto, não atrapalhe a circulação e o mais importante: que o colchão seja condizente com as expectativas”, diz a arquiteta.

 

Tradicional ou box?
Dois modelos de cama são os mais utilizados: tradicional, com cabeceiras de diversos materiais, e box, que apresenta cabeceiras painéis. A primeira é composta por estrado, colchão e cabeceira.  “A principal vantagem dessa cama está na leveza do seu material e na possibilidade de combiná-la com qualquer estilo decorativo”, revela a arquiteta. 

 

Já a cama box dispensa a estrutura com estrado, traz um box que serve de apoio para o colchão e é encontrada nas versões padrão, queen e king size.  Além disso, pode ser conjugada ou combinada com elementos separados, como baús ou gavetas para guardar roupas de cama.

 

Colchão
A arquiteta alerta que de nada adianta uma boa cama se não tiver um bom colchão. Ao escolher, leve em consideração os materiais de fabricação da peça, entre os mais comuns, as molas, espuma e o látex. 

 

O primeiro possui estrutura de molas conectadas por todo o colchão e apresentada durabilidade média de 4 5 anos. Para casais, Cris indica o modelo com molas ensacadas individualmente. “Caso contrário, quando um se movimenta de um lado, o parceiro inevitavelmente sentirá do outro. Molas ensacadas garantem sono tranquilo para as duas pessoas”, indica.

 

Os produzidos com espuma apresentam firmeza, que deve ser levada em consideração a partir da densidade – primordial para a conservação e maior durabilidade do produto. Observe se o colchão tem o selo do Inmetro, que prova que não há mistura de espumas em sua composição.

 

Já o último é ideal para pessoas alérgicas, pois é produzido com espuma de látex – material 100% natural, que evita o acúmulo de poeira, pó, bactérias e fungos. Outro benefício é que o material se molda ao corpo e ajusta a temperatura. 

 

Foto: Hamilton Penna