Teatro

Festival de Cenas Teatrais tem início nesta quinta (13)

10/06/2019

A 23ª edição do Festival de Cenas Teatrais – Fescete será aberta na próxima quinta-feira (13), às 20h, no Sesc-Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida). A cerimônia será marcada pela homenagem ao Grupo Galpão, uma das companhias de teatro mais premiadas do país. Na sequência, acontece a apresentação do espetáculo De Tempos Somos – Um Sarau do Grupo Galpão. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na quinta-feira, na bilheteria do local, a partir das 10h.

 

Primeiro festival do gênero no País, o Fescete tem como tema este ano a polifonia cênica, convidando os artistas e o público a aproveitar a pluralidade dos discursos e das linguagens artísticas, como o próprio teatro, mas também a dança, música, artes plásticas e a literatura.

 

Os grupos teatrais vindos de toda Baixada Santista e de outras cidades do estado vão se apresentar 11 espaços espalhados pela Cidade. Além das cenas nas mostras competitivas mirim, estudantil (A e B), adulto e monólogo, até o próximo dia 28, o evento contará também com exposições, oficinas, concurso de poesias e apresentações circenses, musicais e diversos espetáculos teatrais.

 

Festival vai arrecadar alimentos e novelos de lã
Por mais uma edição, o Fescete se mantém engajado em campanhas solidárias. A organização arrecada alimentos enlatados para as cestas básicas das famílias atendidas pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa/BS) e, também, recolhe novelos de lã para o grupo voluntário Quadradinhos de Amor, que costura mantas para a população vulnerável.

 

Realizado pelo Tescom Promoções Artísticas e Culturais, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e com o patrocínio da Codesp, o Fescete apresenta, ao longo dos últimos 22 anos, números impressionantes. Somente na última edição, em 2018, o festival reuniu 68 grupos, 1.200 artistas, 86 cenas concorrentes e público total de 12 mil pessoas.

 

A programação completa do festival pode ser conferida na internet.

 

Foto: Guto Muniz