Santos

Santos homenageia 256 anos de nascimento de José Bonifácio

12/06/2019

Os 256 anos de nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva e sua importância histórica e política para Santos e o País serão reverenciados em ampla programação a ser realizada em espaços públicos, instituições e escolas da rede municipal. Na quinta-feira (13 de junho), data de seu nascimento, será prestada, às 9h, a tradicional homenagem na Praça Barão do Rio Branco, em frente ao Pantheon dos Andradas, no Centro.

 

A cerimônia, organizada pela Prefeitura da cidade, integra a Semana do Patriarca da Independência, que consta no calendário oficial de eventos e datas comemorativas do Município. Haverá deposição de flores junto ao mausoléu dos irmãos Andradas e a participação de representantes do Movimento Pró-Memória José Bonifácio, de grupamentos da Marinha, do Exército, da Força Aérea e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além da Banda da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e de alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular.

 

No mesmo dia, será aberta exposição na sede do Arquivo Permanente (Rua Amador Bueno, 61) da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), apresentando a trajetória e curiosidades da vida do Patriarca em 14 painéis, que também retratam pontos históricos da Cidade como a Igreja do Rosário dos Homens Brancos, demolida em 1908 para a ampliação da Praça de República, e o Conjunto do Carmo, uma das mais antigas edificações da Cidade, onde parte do convento foi demolida para a construção do Pantheon, inaugurado em 1923.

 

A mostra segue até dia 28, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Já à noite, os Correios farão o lançamento do Selo Emissão Postal Comemorativa aos 200 anos do retorno de José Bonifácio ao Brasil.

 

Turismo
De quinta a domingo, o bonde turístico estará decorado com as cores de Portugal, em alusão aos 200 anos do retorno de José Bonifácio ao Brasil, completados neste ano.

 

Santistas e visitantes poderão também participar de walking tours, na quinta, sexta e sábado (13, 14 e 15), em dois horários (11h e 15h), com o tema ‘Lugares de memória: a cidade de Jose Bonifácio’, realizada por guias da Secretaria de Turismo. Trata-se de uma caminhada guiada pelo Centro Histórico, para observar e conhecer a cidade em que José Bonifácio viveu. Inscrições pelo e-mail [email protected]. Além disso, sábado e domingo (15 e 16), a Linha Conheça Santos fará parada no Pantheon.

 

Escolas 

Até o fim do mês, escolas da rede municipal realizam estudo do meio nas Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos (bairro São Jorge) e no Forte dos Andradas (Guarujá), com o objetivo de apresentar aos alunos a atuação de José Bonifácio em defesa dos negros, dos indígenas e do meio ambiente. Também participam de roteiros pelo Centro Histórico e de palestras sobre a vida do Patriarca.

 

Palestra
 
Ainda dentro das homenagens, ‘José Bonifácio, o patriarca vencido’ é a palestra gratuita que será realizada sábado (15), às 15h, no Engenho dos Erasmos (Rua Alan Ciber Pinto, 96, São Jorge), com a professora Miriam Dolhnikoff, da Universidade de São Paulo. Ela compartilhará sua experiência e resultados de investigações científicas na área de História do Brasil Império, representação política, organização institucional do Estado e Parlamento. Interessados devem se inscrever pelo site do Engenho. Vagas limitadas. Outras informações: 3229-2703.