Baixada Santista

Praia do Itararé ganha nova iluminação

12/06/2019

A Praia do Itararé ganhou um brilho especial na noite desta terça-feira (11), com a entrega dos três primeiros circuitos, do total de 13, da nova iluminação que está sendo instalada na orla vicentina. A etapa compreende o trecho entre a descida/subida da Ilha Porchat e o acesso à Avenida Presidente Wilson. Os outros 10 trechos devem ser concluídos em 90 dias.

 

Beneficiando o canteiro central, entre as avenidas Ayrton Senna da Silva e Padre Manoel da Nóbrega; o bolsão de estacionamento; o calçadão e a faixa de areia com lâmpadas de Led, o sistema vai garantir mais qualidade ao serviço prestado, economia de até 80% no custo com iluminação e, em especial, reforço na segurança de quem gosta de caminhar ou praticar esportes à noite.

 

Para a conclusão dos três primeiros circuitos foram instalados sete postes de 18 metros cada, 42 luminárias de 330w e 21 projetores RGB na faixa de areia. Na área verde (calçadão) foram instalados 24 postes de 10 metros cada e 120 luminárias de 100w. O canteiro central ganhou oito postes de 15 metros cada e 32 luminárias de 120w. Outras 79 luminárias de 80w foram instaladas na área das avenidas. Já o entorno dos quiosques (calçadão) foi beneficiado com 28 postes de 4,5 metros e 28 luminárias de 36w.

 

Ampliações

O novo sistema com lâmpadas de Led, também previsto para a Praia do Gonzaguinha, vai abranger toda a extensão da Praia do Itararé, seguindo da Ilha Porchat até a Divisa com Santos. A mudança dará vida nova à faixa de areia, jardins da orla, área de estacionamento e o canteiro central das avenidas Ayrton Senna da Silva e Padre Manoel da Nóbrega.

 

Após a entrega do trecho com o novo sistema de iluminação, o prefeito Pedro Gouvêa anunciou melhorias para o trecho de calçada na lateral da faixa de areia. "Nesta terça-feira estamos cumprindo mais um compromisso. Nos próximos meses teremos toda a orla do Itararé com o novo sistema de iluminação. Outra ação será a melhoria deste trecho do calçadão", confirmou.

 

Acompanhando os detalhes do novo sistema implantado, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Léo Santos, confirmou que em até três meses toda a praia estará com o novo padrão de iluminação. "As instalações são feitas por etapas. Mas a previsão é de que em até 90 dias todo o sistema estará funcionando", explicou.

 

A revitalização é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), a partir de recursos próprios, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), com valor estipulado de R$ 8.147.874,74.

 

Foto: Cynthia Rocha/Seicom/PMSV