Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Notícias/Local | 19/06/2019

Festival Santos Café terá mais de 70 atrações

Evento acontece de 5  a 9 de julho, no Centro Histórico

Pode prepararar o paladar e também o fôlego: vem aí o 5º Festival Santos Café, que de 5 a 9 de julho ocupará ruas e 10 equipamentos do Centro Histórico com nada menos que 83 atrações diferentes, recorde de todas as edições. 


A programação deste ano está cheia de novidades, conforme adiantou o secretário de Turismo Odair Gonzalez. Haverá produção de caricaturas infantis e de pets com o cartunista Sérgio Ribeiro Lemos (Seri), na Praça Mauá; aula de pintura e desenho em campo, com alunos da Fábrica Cultural; roteiro ‘Percursos Calixto – olhar sobre a cidade’ envolvendo o Museu do Café e a Associação Comercial, e visita à oficina dos bondes, com monitoria de guia de turismo. 


Além disso, o museu abrirá ao público sua varanda para a realização do Café com Música, espaço onde serão ainda apresentados métodos de preparo de café. Já o Arcos do Valongo (R. Comendador Neto, 3), que concentrará, a exemplo do ano passado, a degustação de cafés especiais, contará pela primeira vez com uma Praça de Alimentação, com itens diversificados.


A solenidade de abertura está marcada para as 18h30 do dia 5, no Museu do Café (R. XV de Novembro, 95), seguindo-se apresentação da Orquestra do Instituto GPA. Ainda nesse dia, haverá visitação noturna das 18h às 21h, com retirada de ingressos até as 20h30 – o roteiro poderá ser realizado ainda dias 6 e 7 até as 20h e os convites estarão disponíveis até meia hora antes do término. 


Quatro oficinas de gastronomia ocuparão o Museu do Café, uma a cargo de Mirele Pereira e Hélida Gonçalves, do Senac; outra com o chef Júnior Monteiro, do Estação Bistrô Restaurante-escola, a terceira com a barista Nina Rodrigues, e a última com a chef Renata da Cruz Duarte, do Buffet Sabor Surpresa.


O secretário destacou o reforço, este ano, da programação infantil. “Serão nada menos que 21 atividades diferentes, muitas das quais se repetem durante o festival”, prosseguiu. Entre elas, estão performances itinerantes diárias nas ruas com perna de pau, e a presença dos personagens Lol, Minion, Masha e o Urso, Peppa, Senhora Elástico e Senhor Incrível.


Completam as atrações para esse público Espaço Kids, Turma do Mickey, Patrulha Canina, Toy Story, Dona Florinda, professor Girafales, Vingadores, teatro de fantoches, contação de histórias, Leia Santos e Tite Franco Infantil, além do Espaço Café com Leite e roteiro lúdico-infantil, os dois últimos no Museu do Café.


Atividades

O boulevard da Rua XV de Novembro, o palco instalado nessa via, junto à Rua do Comércio, e ainda o Arcos do Valongo concentrarão grande parte da programação musical, que também se estenderá por ruas do Centro Histórico, Estação do Valongo e Museu Pelé.


A Casa do Rei abrigará ainda produção de caricaturas, a cargo da Caricartoon Eventos; exposição fotográfica ‘Do café ao cafezinho’, produzida pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS); apresentações musicais sempre às 15h e a oficina de estética ‘Café, tratamento de beleza’, com a farmacêutica esteta e cosmetóloga Isabel Coelho, da Bel Coelho Estética.


Na programação do dia 9, quando termina o festival, destaque para o Pedal Retrô, passeio de bicicleta com figurinhos antigos, com saída da American Ciclo (Av. Saldanha da Gama, 198, Ponta da Praia), às 9h, rumo à Praça Mauá. O passeio tem também cunho beneficente, já que os participanjtes doarão, a título de inscrição, gêneros alimentícios para a Casa da Criança.

 

Confira a programação do Festival Santos Café
 


Leia também