Baixada Santista

chr39Creche do Idosochr39 em Praia Grande proporciona atenção e respeito aos atendidos

19/06/2019

A idade avançada pode trazer dificuldades para realizar atividades simples como andar, comer, trabalhar, entre outras coisas. Nesta hora, a família se vê numa situação de dúvida: largar o emprego para dedicar atenção integral ao idoso ou interná-lo em uma casa de repouso?

 

Pensando nisso, desde 1997, a Prefeitura de Praia Grande disponibiliza gratuitamente uma alternativa benéfica para o idoso e seus familiares, sem a necessidade de retirá-lo do convívio familiar e ainda permitindo que os parentes possam trabalhar normalmente. É o Centro Dia (conhecido como Creche do Idoso), que serviu até de modelo para o Governo Estadual instalar o serviço em outras cidades de São Paulo e até fora do Estado.

 

O Centro Dia inicialmente atendia a necessidade de 6 famílias que precisavam do serviço, já que não tinham interesse em colocar seus idosos em abrigos e apenas necessitavam que fossem cuidados durante o dia de segunda a sexta-feira, enquanto iam para o trabalho.

 

Devido ao sucesso da iniciativa, aos poucos, o número de vagas foi ampliado e hoje atende cerca de 100 idosos, na casa dos 80 anos, distribuídos em seis unidades, nos bairros Guilhermina, Tupi, Antártica, Samambaia, Caiçara e Solemar.

 

Quando chegam, pela manhã, tomam café e depois começam a fazer diversas atividades como jogos de cartas, ginástica, aulas de canto e aula de bordado. Tudo respeitando o limite e a vontade de cada um. No almoço, todos se reúnem à mesa para fazer a refeição. Antes de irem embora, no fim da tarde, ainda recebem mais um lanche.

 

O programa é realizado pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município. Ao longo do mês, os idosos ainda recebem visitas de voluntários que promovem tardes de beleza, palestras e outras atividades.

 

Para atendimento no Centro Dia, familiares dos idosos participam de uma entrevista, sendo feita uma análise da situação social da família e uma avaliação das condições de saúde do candidato.