Notícias

15 dicas para evitar problemas respiratórios

22/06/2019

É durante a estação mais fria do ano que aumenta no número de casos de doenças respiratórias. Rinite, asma, coriza, espirros e gripe estão entre os importunos mais comuns. Além do uso de remédios (quando há prescrição médica) e vacinas, existem diversas atitudes que podem evitar problemas. “A aspiração e organização da casa são as principais aliadas na hora de se proteger. Limpar o ar-condicionado, usar antimofo e manter a higiene deixam o ambiente livre de bactérias e fungos, que trazem alergias”, explica a pneumologista Natália Barbosa Gomes. Confira recomendações da especialista:

 

1. Evitar aglomerações – Nesta época, o clima fica mais propicio a transmissão de vírus e a proliferação de bactérias e fungos. Evitar locais com aglomeração de pessoas diminui este risco.

2. Limpeza regular – É impossível eliminar totalmente os ácaros, mas é possível sua redução, quanto menor a população de ácaros menor o risco de exacerbações.

3. Aspiração da casa – Faça pelo menos duas vezes na semana, preferencialmente com aspiradores de filtro HEPA (alguns alérgenos, por serem muito pequenos, acabam passando pelos filtros normais). Caso não tenha aspirador, use a vassoura ou rodo com pano molhado. Nunca use apenas a vassoura, pois ela levanta a poeira, deixando os ácaros em suspensão no ar.

4. Organização da casa – Evite acúmulo de caixas, roupas e etc, pois podem se tornar locais de acúmulo de poeira.

5. Evite tapetes, carpetes ou cortinas – São grandes vilões no acumulo de poeira, por mais limpo e higienizado que sejam. Acumulam partículas que podem desencadear uma crise alérgica. Devem ser lavados regularmente e serem secos ao sol.

6. Casa livre de mofo – Atenção para possíveis infiltrações e focos de mofo, pois a presença de fungos é um forte gatilho para a alergia.

7. Casa arejada– Pelo menos uma vez por dia, permitir a circulação de ar com janelas abertas, por pelo menos meia hora.

8. Lavagem frequente da roupa de cama – Troque-a pelo menos uma vez por semana. Lave-as com água quente, para evitar proliferação de germes e matar ácaros. Se possível, faça a secagem na máquina com altas temperaturas, ou deixe-as secando ao sol.

9. Utilizar capas em travesseiros e colchões – Prefira capas protetoras resistentes ao ácaro, que devem ser lavadas a cada dois meses.

10. Bichinhos de pelúcia – São grandes acumulador de poeira. Devem ser lavads com água quente e secos ao sol. 

11. Uso correto de materiais de limpeza – Evit produtos com forte odor.

12. Limpeza do ar condicionado – O filtro e os dutos devem ser limpos regularmente. Caso contrário, a disseminação disseminação de ácaros no ar aumenta exponencialmente

13. Animais de estimação – Mantenha sempre o animal limpo (banhos semanais) e evite que ele frequente o quarto do alérgico. Se possível, evitar que o animal fique no sofá.

14. Limpeza regular do sofá – Higienizado, evita o acúmulo de ácaros. 

15. Vacinação – Por ser um período propicio à transmissão de vírus a vacinação é essencial para proteção de pacientes alérgicos.