Notícias

Invista em tons escuros no banheiro

22/06/2019

Por ser um ambiente com espaço reduzido, a decoração do banheiro, normalmente, ganha tons claros, como o branco ou bege, para dar uma sensação de amplitude do espaço. Porém, é possível investir em tons escuros  mesclados com outros elementos, para ter um cômodo com um estilo diferente e contemporâneo. Confira como utilizar composições de cores, de modo que seja possível obter elegância sem precisar abrir mão do visual clean:

 

O arquiteto Leandro Neves, parceiro da Ideia Glass, empresa especializada em kits e ferragens para box de banho, lista quatro dicas importantes. Veja a seguir!

 

Sem pesar e carregar o ambiente
Para quem deseja explorar as tonalidades escuras, sem abrir mão de um ambiente minimalista e clean, o arquiteto sugere utilizar as cores de duas maneiras. "Uma opção é assumir o preto em quase todos elementos presentes no cômodo. Chamamos isso de color block, que é quando o ambiente se apropria de uma cor como base e trabalhamos as variações da mesma, criando uma sensação de continuidade. Outra forma é ter uma base bem clara e natural com elementos de madeiras e texturas que remetem a pedras, por exemplo, e utilizar as tonalidades mais fortes em apenas alguns pontos", explica o arquiteto Leandro Neves.

 

Banheiros pequenos
Há quem diga que o preto irá criar uma sensação de aperto no banheiro com metragem pequena. Mas segundo Neves, há um truque para isso não acontecer. "A grande questão é a proporção e a forma onde as cores serão utilizadas e as concordâncias que vão ser trabalhadas. Investir em acessórios pretos, como torneiras, louças, cerâmicas, espelhos e até as ferragens do box de banheiro, pode ser uma grande saída", indica.

 

Pequenos detalhes
Para quem deseja seguir a tendência, mas tem medo de errar, o arquiteto indica duas soluções: apostar na cor em superfícies que podem ser facilmente alteradas e inserir a tonalidade aos poucos, em pequenos objetos. "Quem ainda não tem certeza sobre utilizar uma cor mais escura, fazer um teste pintando o teto ou aplicando um papel de parede mais escuro é uma ótima opção. São soluções práticas e que podem ser mudadas facilmente. Outra alternativa é explorar as cores em pequenos objetos, como lixeiras, cestos, tapetes e velas", finaliza.
 

Foto: Pixabay