Teatro

FestKaos começa nesta quarta-feira (26) em Cubatão

27/06/2019

Doze coletivos de quatro estados brasileiros se encontram no 4º FestKaos – Festival Teatro do Kaos que torna Cubatão a capital nacional das artes cênicas de 26 de junho a 7 de julho. A abertura será nesta quarta-feira, às 20h, com o espetáculo “Pequena História para um tempo sem memória”, com o Coletivo Quizumba, companhia teatral convidada diretamente de São Paulo.

A iniciativa contará com sessões diárias às 20 horas no palco mais famoso do Largo do Sapo – exceto no dia 7, quando a sessão começa às 19h. Participarão grupos de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí, em uma programação totalmente gratuita.

O festival visa valorizar o fazer teatral, promover a troca de experiências e a formação de plateia. Assim, difundindo as artes cênicas para diferentes públicos. “O teatro me ensinou a pensar no meu semelhante. E todo o teatro que faço é pensando no bem de todos, por isso, tudo que um dia sonhei, virou e continua virando realidade”, destaca o idealizador e diretor do festival, Lourimar Vieira.

O entusiasmo maior é que o evento está sendo retomado após cinco anos. Por isso, a ampla programação cultural é dividida em espetáculos convidados e a mostra competitiva, observada pelo júri formado pelo diretor teatral Antônio do Valle, pela pesquisadora e diretora Lucia Capuani e pelo crítico teatral Miguel Arcanjo Prado.