TV em Transe

A bola é delas

27/06/2019

A transmissão pela Rede Globo da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que acontece na França, entrou para a história.

 

Exibida pela emissora pela primeira vez, a competição rendeu ótimos índices de audiência nos jogos do Brasil. O duelo de oitavas-de-final diante da seleção francesa, domingo, teve média de 31 pontos no ibope, com pico de 36.

 

Para efeito de comparação, um dia antes a seleção masculina jogou contra o Peru pela Copa América – e a média foi de 28 pontos.

 

E os números “globais” seriam ainda maiores se a transmissão fosse exclusiva (como é o caso da Copa América). A Band também mostra o torneio, e obteve 3 pontos no embate entre Brasil e França, com pico de 6.

 

Ou seja: a goleada feminina. 

 

Quem sabe estes números sejam o empurrão que faltava para que o investimento no futebol feminino finalmente cresça no país.

 

Pioneira – A Copa do Mundo Feminina na Globo também marcou pela presença da comentarista Ana Thaís Matos. Seria normal se ela fosse uma ex-jogadora, mas não. Nascida em Santos, Ana Thaís é jornalista, e ocupou um posto que há anos a emissora dedica apenas a ex-atletas.

 

E por que foi escolhida? Simples: por mérito.

 

Com passagens por Lance, Bandsports, rádios Globo e CBN, desde o ano passado ela faz parte da equipe fixa de comentaristas do “Troca de Passes”, no Sportv, onde também comenta jogos.

 

Para quem acompanha o canal, não foi surpresa ver Ana Thaís se sair bem nas partidas do Mundial Feminino na Rede Globo. É bem-informada a respeito daquilo que fala e costuma ser contundente. Estilo, aliás, um tanto diferente daquele que costumamos ver em alguns comentaristas da emissora, como o “boa praça” Caio Ribeiro.

 

Isso ficou evidente ao final da partida entre Brasil e França. Após a derrota das brasileiras, Ana Thaís fez um discurso emocionado, com críticas direcionadas ao comando do futebol feminino no país (linha também adotada por colegas de outros canais). Já Caio preferiu seguir outro caminho e elogiar o questionado trabalho da comissão técnica.  

 

Quem acompanha esta coluna sabe que há tempos falo sobre a necessidade de se ampliar o espaço das profissionais no jornalismo esportivo. E após esta Copa do Mundo, bem que a Rede Globo poderia manter Ana Thaís Matos em seu time de comentaristas. Competência ela já provou ter de sobra.

 

Foto: Reprodução