Esportes

Bertioga sedia ultramaratona inédita na América do Sul

12/07/2019

Bertioga será palco do “Campeonato das Américas 2019 IAU de 100 km”, um panamericano de ultramaratona. O evento acontece no sábado (27), com largada às 7 horas, na Av. Thomé de Souza, em frente ao Quiosque quatro (ao lado da pista de skate). Nosso município terá a honra de sediar um campeonato internacional de ultradistância, que acontece pela primeira vez na América do Sul. Este evento também será a seletiva para o mundial de 2020, que acontecerá na Holanda.

Entre os países filiados a IAU (Associação Internacional de Ultramaratonas), o Brasil foi escolhido. Outras cidades do País como Praia Grande e Barueri também concorreram para ser a sede do evento. A Comitiva de seleção da organização passou dois dias conhecendo Bertioga, que foi escolhida pela estrutura, percurso oferecido, além da manifestação do interesse do poder Executivo e empenho da Diretoria Municipal de Esportes.

O anuncio da cidade-sede foi feito no site da IAU (Associação Internacional de Ultramaratonas) e CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo). Bertioga receberá delegações de seis Países: Canadá, México, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. O Campeonato das Américas 2019 IAU de 100 km é realizado pela IAU, CBAT e BR 135 Ultramathon, com o apoio da Prefeitura de Bertioga.

 

Sobre a prova
Na sexta-feira (26), a partir das 16 horas, acontece o Desfile das Delegações, com suas bandeiras. O ponto de encontro será no Quiosque três, às 15 horas. Os atletas seguem até o Quiosque quatro, para o cerimonial de apresentação das Delegações.

Ainda no dia 26, acontece o Congresso Técnico da competição. Serão apresentadas aos atletas os detalhes e orientações da Competição, além de ser servido um jantar de massas aos competidores.