TV em Transe

Missão ingrata

11/07/2019

Faz quatro anos que perdemos o talento de Antonio Abujamra. Na telinha, seu trabalho mais marcante foi, sem dúvida, o “Provocações”, que comandou na TV Cultura por quase 15 anos. Neste período, a atração teve exatas 699 edições. Na minha opinmião, o melhor talk show já produzido na tevê brasileira. 

 

Abujamra imprimia um tom tão pessoal que, após seu falecimento, o programa saiu do ar. 

 

Mas eis que a Cultura resolve reverter a lógica. Maio de 2019: o “Provocações” está de volta.

 

Marcelo Tas é o escolhido para fazer o impossível, pois simplesmente não há como substituir aquele que fora titular da atração por tanto tempo e de forma tão marcante.

 

Há uma tentativa de modernizar o programa, algo compreensível, mas não há como mudar sua essência. E Abujamra era a essência do “Provocações”.

 

Não que Marcelo Tas seja o problema. É um profissional tarimbado, com todas as condições de apresentar um talk show. Acontece que, sem a presença de Antonio Abujamra, parece tratar-se de uma outra atração.

 

E isso independe de quem tenha sido o escolhido para a ingrata missão de sucedê-lo.

 

A Cultura poderia simplesmente convidar Tas para comandar um talk show tendo o “Provocações” como inspiração e criar um novo nome. Mas preferiu manter a marca, provavelmente para atrair o público e causar discussão. Ao proceder dessa forma, deixou a batata quente nas mãos do novo apresentador, pois as comparações tornam-se inevitáveis.

 

Vai entender – Rapaz, o que acontece com a Ana Maria Braga?

 

Vira e mexa ela cometa gafes em seu programa na Globo, e por mais deuma oportunidade trocou ou errou nomes.

 

Mas dessa vez foi demais. Na edição de segunda-feira ela parabenizou o Felipão pelo título da Copa América com a seleção!

 

E teve outra: lamentou a terrível perda para a música brasileira ocorrida no final de semana, com o falecimento de… Gilberto Gil!!!

 

Putz, o que se passa? 

 

Será que a apresentadora tem dificuldade em acordar cedo? Toma algum remédio que embaralha as ideias? Ou vive no mundo da lua mesmo?

 

Foto: Reprodução/TV Cultura