Notícias

Guarujá sedia torneio de música autoral afro-brasileira

19/07/2019

A Casa de Cultura Afro-Brasileira de Guarujá (Avenida Presidente Vargas, 750, Parque Estuário) será palco da primeira eliminatória da segunda edição do Axé Festival – Festival de Música Afro-Brasileira, neste sábado (20). A competição, voltada à música autoral afro-brasileira de toda a Baixada Santista, tem início às 15 horas.

 

Para participar, o autor da música precisa apresentar a obra ao vivo durante o evento, seja em viva voz ou por meio de um intérprete. O presidente da Casa de Cultura Afro-brasileira, Maurício Leal, também assessor de Políticas Públicas Inter-religiosas da Secretaria Municipal de Relações Sociais (Seres), ressalta que a iniciativa fomenta e leva cultura para uma população que por vezes não tem fácil acesso. “Guarujá é um celeiro de cultura, muita gente consegue fazer músicas autorais com essa temática”, observa.

 

Ainda segundo Leal, o Axé Festival é uma forma de levar os jovens para o caminho da arte e da cultura. Ele reconhece e incentiva principalmente a juventude que produz e não enxerga espaços para progredir. Contudo, o evento é aberto a todas as faixas etárias.

O Axé Festival é uma realização da Casa de Cultura Afro-Brasileira e da Associação dos Terreiros e tem apoio da Prefeitura Municipal de Guarujá, via Secretaria de Cultura e da Seres. 

 

Inscrições
As inscrições para a primeira eliminatória já estão encerradas. Para a segunda eliminatória, a se realizar em 18 de agosto, é possível inscrever-se pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (13) 99742-8284, também disponível no aplicativo WhatsApp. No ato, deve-se enviar nome completo, endereço, título da faixa, nome artístico ou nome do grupo e trecho em áudio da música em questão. As obras inscritas devem atender os critérios de seleção e, por essa razão, serão previamente avaliadas pela organização do evento.

 

Atrações
Nessa primeira eliminatória, no sábado (20), se apresentam Serginho Quilombola, Banda Afro Mel, João Gabriel, Iara Hilbert, Paula Preta, Parakunde e Afroketu. A ordem das performances será definida apenas no momento da realização do festival. Na oportunidade, três desses avançam para a final, marcada para o dia 14 de setembro.