Notícias

Como escolher a tinta correta para o imóvel?

20/07/2019

Pintar uma casa ou um ambiente parece tarefa simples, mas é preciso ter muito cuidado e seguir alguns passos essenciais para que o resultado seja positivo, sem precisar refazer o serviço. No momento de comprar a tinta que irá dar nova vida ao cômodo, é necessário observar uma série de fatores, não somente a cor.  A tinta dependerá da superfície que será pintada e de qual ambiente do imóvel receberá a aplicação. Confira dicas sobre os produtos indicados em cada caso:

 

Alvenaria 
Aposte nas tintas látex, que são classificadas em quatro níveis: Econômica, Standard, Premium e Super Premium, que levam em consideração o desempenho em relação à cobertura, resistência à limpeza e rendimento. Em ambientes externos devem ser aplicadas apenas tintas Standard, Premium ou Super Premium. Já para os internos, podem ser utilizadas tintas das quatro categorias. 

 

Metal
Em superfícies de metal, o indicado é apostar nos esmaltes sintéticos ou as tintas à base de óleo. 

 

Madeira
Para este material o recomendado é o uso de vernizes, esmaltes ou tintas a óleo, para evitar rachaduras e trincas e proteger a madeira de envelhecimento precoce, desbotamento e deterioração. Além disso, eles ainda ajudam a repelir a água e a formação de fungos. Dê atenção especial às madeiras em áreas externas, expostas à ação do tempo, usando vernizes com filtro solar e esmaltes Premium. 

 

Preparação
Além da qualidade da tinta, que faz toda a diferença, é importante, também, preparar a superfície a ser pintada. Faça uma limpeza completa, removendo qualquer material que possa interferir no trabalho. A superfície precisa estar firme, uniforme, seca e limpa.

 

Antes de pintar, verifique e corrija imperfeições na parede com massa corrida. Em caso de reboco novo, é preciso aguardar 28 dias no mínimo para a sua secagem, antes da pintura. Na dúvida, contrate um profissional qualificado para não ter dor de cabeça e ter bons resultados.

 

Foto: Pixabay