Notícias

Perda de massa muscular reduz expectativa de vida

20/07/2019

A perda de massa muscular e força na musculatura esquelética, também conhecida como Sarcopenia, começa após os 40 anos. Fatores como sedentarismo, dietas pobres em proteínas, doenças crônicas, hospitalização e ganho de peso contribuem para o agravamento do problema. Após os 50, a perda se intensifica, chegando a 1% e 2% por ano. 

 

Uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo indica que esta redução contribui para o aparecimento de diversos problemas que, agravados, podem levar à morte. O estudo constatou que pessoas com pouca massa muscular têm mais chances de morrer. No caso das mulheres, o risco de mortalidade é 63 vezes maior e dos homens, 11,4. 

 

As doenças cardíacas crônicas estão diretamente associadas à diminuição da produção muscular, por isso, os pesquisadores alertam que, aliada a uma alimentação saudável, a prática de atividade física é essencial para o funcionamento cardiovascular —caminhada, alongamento, dança, pilates e musculação. 

 

A prática de exercícios também favorece o lado cognitivo. “Vários estudos indicam que a a atividade física ajuda a diminuir o aparecimento de síndromes demenciais”, informa a geriatra Ana Catarina Quadrante.

 

Foto: Free Stock