Notícias

7 causas da queda de cabelo

27/07/2019

É comum que cada pessoa perca cerca de 60 a 100 fios de cabelo por dia. O anormal é se a queda for maior que isso, o que pode indicar problemas de saúde, não necessariamente relacionado ao couro cabeludo. A tricologista (médica especializada em queda de cabelos) Kédima Nassif lista as principais causas do problema:

 

1. Genética- Predisposição a sofrer com afinamento e queda capilar. Os folículos passam a diminuir de forma gradual, produzindo fios menores e mais finos a cada ciclo de crescimento dos cabelos.

2.Desequilíbrio hormonal- Enquanto os estrogênios (hormônios femininos) ajudam a manter os cabelos na fase anágena, ou seja, de crescimento, os andrógenos (hormônios masculinos) podem encurtar o ciclo de crescimento capilar, fazendo com que os fios cheguem à fase de queda mais rapidamente. 

3. Deficiência de ferro- O nutriente é fundamental no sangue para a produção de proteína para as células capilares.

4. Deficiência de vitamina B12- É fundamental para garantir a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis por carregar o oxigênio para os mais diferentes tecidos do corpo, incluindo os folículos capilares. Este problema é muito comum em veganos, já que a vitamina B12 é obtida de fontes proteicas animais.

5. Hipotireoidismo e hipertireoidismo- A glândula tireoide ajuda a regular o metabolismo do corpo, controlando a produção de proteínas e o uso de oxigênio pelos tecidos. O hipotireoidismo pode levar a um quadro anêmico do paciente, o que, devido a deficiência de ferro, também pode afetar o cabelo.

6. Estresse- Provoca aumento dos níveis de cortisol, o que pode causar queda capilar. Além disso, promove o aparecimento de problemas no couro cabeludo, como caspa.

7. Idade- Os cabelos também envelhecem, tornando-se naturalmente mais finos e consequentemente caindo. Portanto, queda de cabelo torna-se mais prevalente quando a mulher entra na menopausa.