Porto

Obras de expansão do Tecon Santos devem gerar 850 empregos

31/07/2019

Apostando na margem esquerda do Complexo Portuário de Santos, em Guarujá, a Santos Brasil – empresa que presta serviços portuários e de logística, deve dar início a mais uma etapa de seu plano de investimentos no Tecon Santos – o maior terminal de contêineres da América do Sul, cujas obras de expansão devem começar nos próximos 45 dias. São R$ 150 milhões de investimentos nas obras de ampliação do cais, que ficarão prontas no final de 2020.

 

Na sexta-feira (26), o prefeito Valter Suman assinou autorização para a execução das obras de ampliação do cais. O documento foi assinado em cerimônia, no Gabinete do Executivo, com a presença do presidente da Santos Brasil, Antônio Carlos Sepúlveda. Na oportunidade, estavam presentes representantes da construtora baiana Axxo, que venceu a concorrência para executar o empreendimento.

 

Serão mais 220 metros de cais agregados aos atuais 980 metros do Tecon, totalizando 1.200 metros; e mais 310 metros do Terminal de Veículos (TEV), localizado ao lado do Tecon e também operado pela Santos Brasil.

 

Com as novas dimensões, o Tecon terá capacidade de receber, ao mesmo tempo, três navios New Panamax, de 366 metros, que têm capacidade de transportar até 12.500 Twenty-foot Equivalent Unit (TEU) – medida equivalente a um contêiner de 20 pés.

 

Conforme Sepúlveda, a obra terá duração de 18 meses e gerará 850 empregos, entre diretos e indiretos. Além disso, terá baixo impacto ambiental devido ao modelo de dragagem escolhido. “Este é o início de um projeto que será alongado por mais uma década. É o marco zero do projeto de ampliação do cais e que trará muitos dividendos para Guarujá”.

 

O projeto de expansão foi apresentado ao prefeito da Cidade, pela Santos Brasil, em dezembro do ano passado. Naquela oportunidade, Suman recebia a notícia com muito otimismo, destacando a importância do terminal para o desenvolvimento do Município.

 

Confiante em mais essa conquista, o prefeito destacou a relação simbiótica de diálogo constante com o Porto e com a participação efetiva da comunidade, resgatando o sentimento de pertencimento, fortalecendo dia a dia a consciência de amor a Guarujá, cidadania ambiental e espírito solidário.

 

“São investimentos fundamentais para o desenvolvimento do setor portuário, com geração de emprego e renda no Município. Estamos retomando o caminho do progresso e a Prefeitura está estreitando a cada dia os laços e a parceria com o setor portuário”, pontuou o chefe do Executivo.

 

Da mesma opinião compartilha o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Alexandre Trombelli. Para ele, a relação entre o Porto e a Cidade é algo de longo prazo, que já existe há, pelo menos, 30 anos, e que continuará existindo pelas próximas décadas.

 

“Por isso, é importante o relacionamento direto entre poder público e iniciativa privada, acompanhando os investimentos, lutando por mais recursos públicos nos acessos e trazendo competitividade à nossa margem portuária. Com esses novos investimentos, a Santos Brasil demonstra o seu compromisso em continuar melhorando e aumentando suas operações, que resultará em mais emprego, renda, oportunidades de negócios e tributos”, destacou Trombelli.

 

Os investimentos começaram em 2018 e fazem parte de um projeto total de modernização do Tecon Santos, que prevê a injeção de R$ 1,3 bilhão. A Santos Brasil pretende aumentar as eficiências operacional e energética, a velocidade e o fluxo de operação, o que deve ampliar em, pelo menos, 20% da capacidade de movimentação do terminal – de  2 milhões para 2,4 milhões de TEU por ano.

 

A cerimônia no Gabinete do Executivo contou com a presença de representantes da Câmara de Vereadores e também das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Portuário, de Infraestrutura e Obras, de Finanças, de Cultura, entre outras assessorias do governo.

 

Foto: Hygor Abreu/PMG