Notícias

Santa Ajuda para aderir ao chr34Marie Kondo-ingchr34

03/08/2019

Apesar de organizar a casa parecer uma tarefa impossível de ser finalizada, o resultado dos ambientes com tudo no lugar é extremamente prazeroso. Depois da série “Ordem na Casa”, da Netflix, com a especialista Marie Kondo, desapegar-se do que não tem uso virou moda. O sucesso do programa é tão grande que, nos Estados Unidos, a japonesa virou verbo e as pessoas usam o “I’m Marie Kondo-ing” para dizer que estão organizando a casa. 

 

Mas, se você é daquelas pessoas que não sabem lidar com o acúmulo de objetos, roupas fora do lugar, potes e panelas sem tampa, a boa notícia é que há um profissional para cuidar de tudo isso e, de quebra, ainda dar algumas dicas: o profissional de organização ou, mais chique, personal organizer. Conversamos com a especialista Thatiana Bezerra, que explica por que é tão difícil “Marie Kondo-ar”. Confira:

 

Jornal da Orla – Por que é tão difícil organizar a casa? 
Thatiana –
Quando se fala em organizar a casa, precisa-se entender a funcionalidade dela em sua rotina diária. A dica é realizar um check list das tarefas domésticas que podem ser realizadas por você e/ou por membros da casa. Sem neura e sem desespero. Siga alguns princípios básicos: querer “destralhar” e doar, organizar, manter e aproveitar. 

 

JO- Quando é importante procurar um profissional de organização?
Thatiana –
Existem duas situações: quando você tem a consciência de que pode otimizar o ambiente e quando já tentou organizar sozinho, mas não conseguiu. Aí entra o PO, somos transformadores de vidas, pois não aplicamos somente a técnica. O mais importante é a qualidade de vida que aquele indivíduo teve ao compreender o que a organização de um ambiente pode fazer. 

 

JO – Como funciona a visita e o trabalho do profissional?
Thatiana –
A visita é um momento importantíssimo, pois o profissional irá ver detalhadamente o ambiente a ser organizado, terá uma conversa com o cliente, levantando alguns questionamentos para compreender melhor o funcionamento e a rotina da casa e daqueles que residem nela.

 

JO- Como manter a organização depois?
Thatiana –
Tudo depende do quanto você está empenhado e consciente de que ela é funcional para você. Cada organização é literalmente personalizada. Haverá situações onde a necessidade de retorno será a cada 3, 6 ou até 12 meses. Pois adquirimos roupas, sapatos, itens domésticos, no decorrer do tempo e, se os princípios básicos não são mantidos, tudo recomeça. A organização é um hábito para se ter sempre.