Notícias

Estudo relaciona aumento de incidência de piolhos em escolas ao “selfie”

05/08/2019

Estudo realizado por pesquisadores da Oxford University Hospitals NHS Foundation Trust mostra que o costume de tirar selfies pode estar relacionado ao aumento no número de casos de piolho em crianças e adolescentes. “Na hora de tirar uma foto, é comum que os jovens fiquem próximos uns aos outros e isso facilita a transmissão do inseto entre as cabeças”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os pesquisadores compararam dois grupos, um formado por jovens que usaram tablets ou celulares e outro que não utilizaram. No primeiro, a incidência de piolhos foi de 62,5% e, no outro, de 29,5%.

“É claro que não se pode dizer que smartphones e selfies são a única causa para o aumento na incidência de piolhos em crianças, mas também não se pode negar que há uma ligação entre estes dois fatores”, alerta a dermatologista.

Ela orienta que, se ocorrer um surto de pediculose (infestação de piolhos) na escola considere proibir seu filho de usar celulares ou tablets.