Notícias

Teste do sofá: como escolher o móvel ideal para seu cômodo

10/08/2019

Sinônimo de conforto, o sofá é a grande estrela da sala de estar e é perfeito para os momentos em família ou para receber os amigos. Por este motivo, é preciso atenção na hora de escolher o melhor modelo, que deve se encaixar perfeitamente no seu ambiente e, principalmente, no seu estilo de vida. Confira algumas dicas valiosas para você seguir quando decidir trocar o móvel, fazendo com ele que seja o centro das atenções da casa:

 

Avalie o ambiente 

O primeiro passo é saber onde o sofá ficará e qual será a sua finalidade. Para a sala de estar, o ideal é um móvel que tenha profundidade média, uma boa altura de assento e espuma com maior densidade para não afundar. No caso do home theater, aposte em um modelo com encosto mais alto e profundidade mínima de 1 metro, para que fique bem confortável no momento daquela sessão de cinema em casa. Se a ideia é colocar o sofá em área externa, opte por estruturas e tecidos resistentes, de preferência, impermeáveis. 

 

Melhor tecido

Para quem tem crianças ou animais domésticos, o tecido indicado é a lona de algodão ou outros do tipo sintético, que são duráveis e fáceis de limpar. Evite a seda, veludo ou linho. 

Se não for o caso, para a sala de estar ou o home theater, o ideal é escolher um material de toque macio, mais nobre. Em locais de muito calor, aí sim, a pedida é investir no linho ou algodão puro, que são materiais mais frescos. Para lugares frios, o veludo e a lã são boas pedidas.

 

Móvel exclusivo

Um sofá sob medida pode ser perfeito para quem quer uma peça personalizada e exclusiva. Esta é uma ótima escolha, pois, um móvel de qualidade e com rigoroso processo de fabricação, pode durar a inteira e ultrapassar gerações. 

 

Cuidados para manter o sofá sempre novo

No momento da compra, preste atenção no tipo de matéria-prima empregada, como madeira nobre, espumas e molas de alta qualidade. Procure tecidos com aplicação de teflon, mais resistentes e de fácil manutenção. Para limpar basta pano úmido. Para uma limpeza mais pesada, contrate empresas especializadas em higienização de estofados.