Datas Comemorativas

Pai para toda obra

11/08/2019

Dedicação levada às últimas consequências é um sentimento presente em todos aqueles homens que perceberam o verdadeiro significado da palavra pai. Mais do que oferecer um nome no documento, uma relação estritamente biológica ou a satisfação de necessidades materiais, a paternidade é um exercício diário de entrega, sem expectativa de reciprocidade. Confira alguns exemplos de pais plenos:
 

Filho herói

Ollie é um menino com síndrome de Down que ficou sete meses internado no hospital e passou por três cirurgias cardíacas, ainda no primeiro ano de vida. O pai, Chip Reece, um editor de histórias em quadrinhos, percebeu que estava diante de um menino com superpoderes e não teve dúvidas. Criou um personagem baseado na luta do filho. eu não precisei torná-lo um herói. Ele já é um herói na vida real. “Estou usando esse livro basicamente para mostrar para o mundo que indivíduos com Down podem ser nossos heróis e nos inspirar como qualquer um pode”.

 

Homem de ferro
Ao nascer, o cordão umbilical de Rick ficou preso ao pescoço, comprometendo a oxigenação de seu cérebro por momentos decisivos e, em consequência, provocando sequelas graves e irreparáveis: paralisia praticamente completa do corpo. Ainda assim, conseguia se comunicar, inclusive o sonho de disputar a prova mais difícil de triatlo: o Ironman. O pai, Dick Hoyt, tornou o desejo realidade, levando o filho por todo o percurso da dura competição. Uma adaptação desta história foi levado ao cinema, sob o título “Meu Pai, Meu Herói” (2013).

 

Amor tatuado na cabeça
Aos 8 anos, Gabriel teve que passar por uma invasiva cirurgia no cérebro, para retirada de um tumor. Como “lembrança” ficou com uma profunda cicatriz na cabeça. Ao perceber que aquilo atormentava o filho, que dizia se sentir um monstro, Josh Marshall fez uma tatuagem na própria cabeça idêntica à cicatriz. “Partiu do meu coração”, explicou. 

 

Caindo na dança
A pequena Mirela Chagas chegou em casa dizendo que não queria participar de um ensaio fotográfico que sua escola de dança por ter vergonha. O pai, Marcos Vinícius, não teve dúvidas. Arrumou uma roupa de bailarina para si e participou da sessão de fotos, ao lado de uma filha descontraída e risonha. Mas o caso de Mirela e Marcos Vinícius não foi o único. O metalúrgico Herbert Pereira da Silva também topou fazer um ensaio fotográfico para a festa de aniversário da filha, Meline —evidentemente, ambos vestidos de bailarinas. 

 

PATERNIDADES

Dizer que uma pessoa é “pai” de alguma coisa significa reconhecer a sua importância e a necessidade de se reconhecer o trabalho feito, que proporciona benefícios a todos os seus herdeiros. 
 

História- Nascido por volta de 485 a.C. num lugar chamado Helicarnasso (onde hoje existe a cidade de Bodrum, na Turquia), Heródoto foi o primeiro a se preocupar em registrar os acontecimentos com rigor e método. Sua principal obra, escrita por volta de 440 a.C. ganhou o nome de Histórias e foi dividida em 9 livros: Clio, Euterpe, Tália, Melpômene, Terpsícore, Erato, Polímnia, Urânia e Calíope. Muito do que se sabe sobre a Grécia e o Egito Antigos se deve a ele. Além de fatos históricos da antiguidade, , as obras de Heródoto retratam aspectos do comportamento humano.

 

Medicina- Considerado uma das grandes figuras da Civilização Grega (ao lado de nomes como Sócrates e Aristóteles), publicou uma série de obras com de descrições clínicas pelas quais se pode diagnosticar doenças como a malária, papeira, pneumonia[carece de fontes] e tuberculose. Seus escritos sobre anatomia contêm descrições claras tanto sobre instrumentos de dissecação quanto sobre procedimentos práticos. Rejeitava as superstições e práticas “mágicas”, defendendo o caminho científico. Sua herança mais célebre talvez seja o juramento, realizado pelos médicos em suas cerimônias de formatura, no qual se comprometem exercer a profissão com ética e honestidade. 

 

Informática- Em plena Segunda Guerra Mundial, o matemático inglês desenvolveu uma máquina capaz de realizar cálculos numa velocidade impossível para os mais ágeis seres humanos —equipamento que foi decisivo para vencer os nazistas. Este modelo teórico se desenvolveu e permitiu a produção dos computadores tais quais os conhecemos hoje. Mas Turing era homossexual e, para não ser preso, aceitou a se submeter à castração química. Não aguentou o sofrimento e a humilhação e cometeu suicídio, comendo uma maçã envenenada com cianureto. O logotipo da Apple (uma maçã mordida) é uma homenagem a Alan Turing. 

 

Automóvel- Antes dele, só havia carruagens —as mais modernas movidas a motor a vapor. Mas, em 1885, Karl Benz apresentou um veículo com motor de combustão interna a gasolina, que se movia com mais velocidade, conforto e segurança. Depois, vieram outros modelos, um mais inovador que o outro. Há quem acredite que o “pai do automóvel” seja Henri Ford, que começou a fabricar automóveis em 1908 em larga escala. O modelo Ford T venceu cerva de 15 milhões de unidades, na primeira década do século 20.

 

Olimpíadas- No final do século 19, o professor francês Pierri de Fredi, o Barão de Coubertin, percorreu o mundo buscando convencer esportistas dos mais variados países a participarem de uma competição global, resgatando o espírito olímpico da Grécia Antiga. Como símbolo, criou como símbolo olímpico as cinco argolas entrelaçadas da bandeira olímpica, representando a união entre os continentes do planeta. E a chama de lema, “O importante não é vencer, mas competir com dignidade”, permanece vive até hoje.