Vida em Dia

Comida que te faz feliz

10/08/2019

Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o mal do século, a depressão atinge pessoas de qualquer idade, sexo ou classe social. O que muita gente não sabe é que o cardápio pode ser um forte aliado contra esse estado de tristeza profunda, desânimo, baixa estima e perda de prazer. O nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo, de São Paulo, montou uma lista de alimentos capazes de ativar neurotransmissores responsáveis pelo bom humor e sensação de bem-estar:

 

Proteínas- Carnes, ovos, leite e derivados possuem grandes quantidades de triptofano, um aminoácido que atua na formação da serotonina.

 

Aveia- É fonte de triptofano, contém selênio que é considerado um mineral que colabora para a produção de energia. Os carboidratos também presentes no alimento elevam os níveis de insulina e facilitam a absorção de triptofano.

 

Banana- Fonte de carboidratos que estimulam a produção de serotonina. Também contém vitamina B6, importante na condução dos impulsos nervosos e na prevenção de ansiedade e irritação.

 

Mel- A serotonina é produzida no intestino e o mel é um importante regenerador da microflora intestinal.

Oleaginosas- alimentos como nozes, castanhas e amêndoas são fontes de minerais como magnésio, cobre e selênio, que reduzem o estresse e melhoram a memória.

 

Pimenta- a capsaicina é o princípio ativo da pimenta que causa a ardência. Ela estimula o cérebro a produzir mais endorfina, hormônio responsável pela sensação de euforia e redução do estresse.

 

Chocolate- é verdade que ele tem o poder de causar sensação de prazer. Isso acontece porque a versão amarga (que possui, pelo menos, 70% de cacau na composição) é fonte de triptofano e ainda possui teobromina, um alcaloide da família da cafeína que tem efeito estimulante.