Vida em Dia

Menos ansiedade

10/08/2019

Súbita e imprevisível, a crise de ansiedade paralisa e traz sofrimento. Um pequena dose desse sentimento é até produtiva, mas quando a situação torna-se incontrolável gera angústia, insegurança e medo. Coração acelerado, dor no estômago, enjoo, tontura e tremores são sinais de que é preciso buscar ajuda profissional.

 

A psicóloga Dominique Heidy explica que embora a sensação, muitas vezes, seja de morte iminente, a crise não mata, mas afeta o organismo provocando dores, depressão, diarreia e perda de cabelo. “É uma condição emocional e física semelhant e a que ocorre quando o corpo tenta se defender de algo, como uma situação que causa pânico”. A especialista dá algumas dicas alternativas para se livrar desses sintomas: 
 

• Respire profundamente (8 respirações lentas por minuto). 

• Tente se distrair. Vale até tentar contar de 150 para trás de três em três números ou pense em música que lhe agrada. 

• Busque a ajuda de um amigo, mesmo que seja por mensagem de texto. 

• Relaxe os seus músculos. Após um episódio um ataque de ansiedade é normal que os músculos fiquem tensos. 

• Faça o possível para afastar pensamentos negativos. Cada vez que você tiver em sua mente um pensamento frustrante ou assustador, rapidamente tente substituí-lo por outro positivo. Use toda a sua força para tentar dominar o seu mundo mental.

• Movimente-se! Procure não ficar sentado ou deitado diante de uma crise de ansiedade. Isso só vai piorar seu estado de espírito. Os exercícios também são ótimos liberadores de endorfinas, hormônio responsável pelo bem-estar. Caminhadas diárias ou atividades como yoga ou pilates também são válidos.