Notícias

Santos Design Festival terá atrações durante todo o mês

12/08/2019

Santos, a primeira cidade da América Latina que sedia o Encontro de Cidades Criativas da Unesco (2020), terá o mês todo voltado ao fomento da economia criativa. Começou na quinta-feira (8), o Santos Design Festival (SDF), que levará diversas atividades culturais a mais de 40 espaços da Cidade, até o dia 31 de agosto. 

A abertura, no Teatro Municipal Braz Cubas (Vila Mathias), reuniu centenas de profissionais de design, arte, arquitetura e sustentabilidade na palestra do arquiteto Maurício Arruda, apresentador do programa de televisão ‘Decora’, do canal GNT. 

O convidado compartilhou sua trajetória e motivou os participantes a desenvolverem projetos que tenham como base sua identidade de marca. Ele, inclusive, citou Julio Katinsky, um dos idealizadores do Centro de Cultura Patrícia Galv

“É um orgulho estar dentro deste prédio, sou um grande admirador da obra do Katinsky. Ele atuou em várias áreas da arquitetura, já tive o prazer de entrar em casas que ele projetou, já usei móveis dele nos meus projetos e hoje estamos aqui, dentro desta verdadeira obra prima”. 

Álvaro Guillermo, curador do SDF, citou a importância de parcerias entre poder público, sociedade e empresários para consolidação da economia criativa. “Já vivemos essa realidade: o incentivo à economia criativa gera mais empregos, mobiliza mais pessoas, gera inovação, as pessoas são engajadas, compartilham ideias. A Ecofábrica, por exemplo. Para mim, o projeto é a coroação de como as parcerias podem funcionar bem, tirando coisas da rua, transformando a vida das pessoas, marcando histórias”, explicou o curador. . 

No sábado (10), o Festival promoverá o Azevedo Design Day, das 10h às 18h, na Rua Azevedo Sodré (Boqueirão). Haverá intervenções artísticas, ação social, workshops, desfile de bonecos gigantes e degustação de pratos. A programação completa pode ser conferida no site ou no Instagram do evento.

 

 

Foto: Raimundo Rosa/PMS