Notícias

Semana da Educação de Santos terá 180 atividades

14/08/2019

Com o tema “Direitos de Aprendizagem: as dimensões dos saberes éticos, estéticos e políticos”, a 31ª Semana da Educação Professor Paulo Freire será realizada de quarta (14) a sexta-feira (16) e contará com 180 atividades em diversos locais do Município.

 

A abertura está marcada para às 19h, no Teatro Municipal (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). A cerimônia contará com a apresentação do espetáculo ‘Dom Quixote de La Mancha’, inspirado na obra de Miguel de Cervantes e dirigido por Rita Nascimento e Angélica Evangelista, com a atuação dos alunos do 6º ao 9º ano da escola Avelino da Paz Vieira. Além disso, o público poderá apreciar samba e chorinho com os músicos Didi Gomes e Osvaldinho do Cavaco.

 

Dentro da Semana da Educação ocorrem também a IX Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Educação (Sipat), a VI Onda Literária, a V Exposição do Projeto “Santos à Luz da Leitura”, o V Fórum da Justiça Restaurativa e o III Colóquio Linguagens na Educação – 1ª Edição Santos.

 

Programação
Entre as diversas atividades, terá a palestra do professor Daniel Munduruku, sobre cultura indígena, no Teatro Municipal, na quinta-feira (15). No mesmo dia, na Unisanta (Boqueirão), a psicóloga Mônica Mumme abordará o tema Justiça Restaurativa.

 

Já na Unisantos (Vila Mathias) a inclusão será discutida pelos especialistas Cahuê Talarino e Cristiane Zamari. O assunto ‘Direitos de aprendizagem na Educação Infantil’ será explanado por Beatriz Mangione Sampaio Ferraz, no teatro do Sesc.

 

Na sexta-feira (16), o público poderá assistir à fala de Maria Helena Pelizon sobre os benefícios do movimento livre e autônomo no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, no Teatro Municipal. No Sesc, Walter Pinheiro Barbosa Júnior traz a reflexão de que educar pode ser um ato de ousadia e paixão. Na Unisantos, Lucelmo Lacerda Brito discorrerá sobre o papel do professor no contexto da educação inclusiva.

 

Além das palestras e discussões, os participantes ainda terão a oportunidade de experimentar a prática da canoagem, trilha na Fazenda Cabuçu e passeio de bonde pelo Centro Histórico da Cidade. A relação completa das ações pode ser conferida aqui.

 

Foto: Pixabay