Notícias

Xô, umidade! Previna a sua casa do mofo no inverno

17/08/2019

Normalmente causado por umidade, o mofo pode se instalar nos armários, nas roupas, nas paredes e nos tecidos, principalmente, nas estações frias do ano. O pior é que pode provocar problemas de saúde como alergia, rinite, sinusite, tosse, asma, entre outros. Confira alguns cuidado para combater esse problema e deixar a sua casa livre da umidade e do mofo:

 

•    Os fungos causam bolor e mofo se proliferam em ambientes úmidos e escuros, por isso, a iluminação e ar fresco são aliados na prevenção do problema.

 

•    Em dias de sol, deixe as janelas e portas abertas para arejar o ambiente. Já nos dias chuvosos, o ideal é manter pelo menos uma fresta de janela aberta para favorecer a circulação do ar. 

 

•    O mofo também pode impregnar nos móveis. O ideal é deixar, sempre que possível, as portas e gavetas dos guarda-roupas abertas para que seu interior seja ventilado.

 

•     Deixe um potinho de sílica-gel ou pedaços de giz no guarda-roupa, pois esses materiais absorvem a umidade e evitam a proliferação do bolor. Ainda evite deixar as roupas de inverno guardadas o verão inteiro, exponha essas peças ao sol algumas vezes ao longo da estação, ou leve-as para lavar.

 

•    Não guarde as roupas sem lavar. Uma única gota de suor é suficiente para dar início a uma colônia de fungos. 

 

•    Para calçados de couro, que possuem longa duração, é necessária uma atenção especial, pois, diferentemente de outros materiais, não se deve fazer imersão na água. Para a limpeza, pode-se usar uma flanela ou pano macio.

 

Foto: Estilop Strip/Divulgação