Santos

Estudantes de medicina de Santos fazem mutirão dos morros da cidade

21/08/2019

Mais de 50 estudantes de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) farão a primeira edição do Mutirão nos Morros durante a comemoração do terceiro aniversário da sede da Policlínica São Bento (Rua das Pedras, s/nº), neste sábado (24), das 9 às 14 h. Trata-se de com uma grande ação de saúde organizada pela unidade, que abrirá excepcionalmente para a data. 

Na ocasião, os futuros médicos, supervisionados por professores da graduação e pelos profissionais da policlínica, vão realizar as seguintes atividades: anamnese, aferição de pressão, acuidade visual, orientações, atendimento preventivo de câncer bucal, IMC, circunferência abdominal e orientação nutricional. O Centro Acadêmico Dr. José Martins Fontes (C.A.M.F.) é o responsável pela organização desse Mutirão dos Morros dentro da comunidade acadêmica.

“Essa é uma das parcerias mais interessantes que conseguimos. Vamos poder levar atendimento à população que mais precisa. É uma troca importante, em que todos se beneficiam, principalmente nós, como alunos, em ter o contato com o público”, comentou Alexandre Catena, estudante do 4º ano de Medicina e presidente do C.A.M.F. Unimes.

Alexandre também explica que a primeira ação será no Morro do São Bento, mas posteriormente se estenderá em outras comunidades. “A ideia é ampliar para outras áreas. E o mote é a prevenção de doenças. Muitas vezes, eles sabem que existem o tratamento, mas falta a relação mais próxima entre o paciente e o médico”, salientou.

A chefe da Policlínica São Bento, Daniela Moutinho, comemora mais uma parceria. “Nosso diferencial é receber estudantes para as práticas, de forma supervisionada. Essas ações têm proporcionado muitas melhorias no atendimento à comunidade”.

 

Foto: Natasha Guerrize