Santos

Maternidade pública em Santos prepara gestantes e pais para o parto

21/08/2019

Esclarecer todas as dúvidas sobre o momento do parto e as primeiras horas após o nascimento do bebê e ainda conhecer as dependências da Maternidade Silvério Fontes. Tudo isso acontece uma vez por mês no curso de preparação para o parto e paternidade responsável, oferecido pela unidade, que funciona no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste (Rua Ministro Agamenon Magalhães s/n, Castelo).

 

Além das orientações transmitidas em uma apresentação, também são realizadas atividades práticas que tornam o encontro mais descontraído e o conhecimento mais fácil de ser adquirido. Um exemplo é o uso de bexigas, representando o útero, contendo uma bolinha de tênis de mesa, que representa o bebê. A diferença no movimento das contrações de treinamento e as típicas do momento do parto são mostradas a partir do movimento realizado na bexiga. As gestantes são convidadas a expulsarem a bolinha de dentro da bexiga fazendo apenas o movimento de contração do útero no nascimento do bebê.

 

O programa é capitaneado pela obstetriz Laura Mafra e pela enfermeira Jacyra Teles Silveira. Métodos que auxiliam a gestante durante o trabalho de parto também são apresentados: exercícios, massagem, bola de pilates e banqueta de parto. Todos os equipamentos necessários para essas atividades estão à disposição na Maternidade Silvério Fontes.

 

Embora tenha um roteiro mínimo, cada encontro do curso toma um tom diferente, norteado pelas dúvidas e discussões trazidas pelos participantes.

 

Foto: Pixabay