Santos

Prefeitura de Santos e Amazon assinam parceria para desenvolvimento tecnológico

21/08/2019

Na tarde desta terça-feira (20), a Prefeitura e a Amazon Web Services, Inc. (AWS) assinaram termo de cooperação para o uso da tecnologia de nuvem como ferramenta de ensino a alunos, professores e pesquisadores de instituições conveniadas ao Parque Tecnológico. A empresa norte-americana é líder mundial nesse segmento. 

 

Com a cooperação, a multinacional passa a desenvolver na Cidade programas educacionais que disponibilizam a alunos, professores e pesquisadores recursos para acelerar o aprendizado relacionado à computação em nuvem. De forma simplificada, computação em nuvem é o termo usado para descrever centros de dados distribuídos ao redor do mundo disponíveis para muitos usuários através da internet.

 

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa comemorou a celebração do convênio. “Esta é uma parceria que vai permitir desenvolver e estimular o uso de tecnologia de ponta a partir da nossa Cidade. Pelo Parque Tecnológico, vamos oferecer a qualificação para que os jovens e empreendedores possam fomentar novos mercados e criar soluções inovadoras, dentro de um ambiente virtual que cada vez mais faz parte do nosso dia a dia. A tecnologia em nuvem não é para o futuro, ela é uma realidade”.

 

Jeffrey Kratz, diretor da AWS para Public Sector na América Latina, Canadá e Caribe, também destacou a importância do convênio. “A AWS investe e acredita na natureza inovadora do Brasil. Juntos, Santos e AWS têm um papel importante na capacitação de profissionais brasileiros de computação em nuvem e para atender à demanda constante do mercado por mão de obra qualificada em áreas da tecnologia como Machine Learning, Inteligência Artificial e Internet das Coisas”.

 

O convênio também prevê intercâmbio com a empresa norte-americana com reuniões mensais para promover novas atividades relacionadas à tecnologia na Cidade. Inclui, ainda, uma programação anual de atividades, abrangendo eventos que promovam, direta ou indiretamente, a divulgação, qualificação e o fomento da nuvem. A parceria inicial tem validade de um ano.

 

Semana da Tecnologia e Festival Geek

Como parte do trabalho em conjunto com a Fundação Parque Tecnológico, a Amazon colabora com um hackathon e atividade relacionada à tecnologia de nuvem realizadas durante A Semana Municipal de Tecnologia, que ocorre em outubro. Também marca presença em programações do Festival Geek, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e realizado de 14 a 17 de novembro. Trata-se de evento de cultura pop, no Centro Histórico, com conteúdo sobre o universo dos jogos, animes, sitcom, livros, mídias sociais e quadrinhos.

 

Sobre o Parque Tecnológico

Parques Tecnológicos são áreas especialmente delimitadas com o objetivo de promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, dando suporte ao desenvolvimento de atividades intensivas em conhecimento. Oferecem oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produtos.

 

Com área de abrangência que inclui os bairros do Valongo à Vila Mathias, compreendendo toda a região central e parte da Zona Intermediária, o parque santista terá como sede um moderno edifício, em construção na Vila Nova, na esquina das ruas Henrique Porchat e Constituição, oferecendo benefícios fiscais às empresas instaladas no local.

 

Trata-se da principal iniciativa do município para fomentar negócios e pesquisas de ciência e tecnologia. A FPTS tem convênios com CET Santos, Universidade São Judas Tadeu – Campus Unimonte, Escola Superior de Administração e Gestão Strong (Esags), Fatec/Santos, Universidade Santa Cecília (Unisanta), Prodesan, Universidade Católica de Santos (Unisantos), Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade de São Paulo (Usp), Universidade Paulista (Unip), Centro Universitário Lusíada (Unilus), Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc) e Fatec/Praia Grande.

 

Tecnologia em nuvem 
 
A computação em nuvem oferece uma forma de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um conjunto amplo de serviços de aplicativos via internet. Um provedor de serviços em nuvem é proprietário e faz a manutenção do hardware (equipamento físico) conectado à rede, necessário para esses serviços de aplicativos, enquanto o usuário provisiona e utiliza o que precisa por meio de um aplicativo web. Ou seja, com a computação em nuvem não é preciso realizar grandes investimentos em maquinário e em sua respectiva manutenção.

 

Programas a serem desenvolvidos na Cidade pela Amazon 

AWS Educate – disponibiliza a alunos e professores os recursos para acelerar o aprendizado relacionado à nuvem
AWS Academy – capacita instituições de ensino a fornecer currículo e experiências de aprendizado práticas para preparar os alunos para trabalhar em funções da nuvem
AWS EdStart – acelerador de startups de tecnologia educacional
AWS Activate – oferece a startups os recursos para começar a usar a tecnologia de nuvem, incluindo créditos, treinamento e suporte
AWS Cloud Credits for Research – apoia pesquisadores que buscam construir aplicativos, software ou ferramentas de ciência hospedados em nuvem.

 

Foto: Raimundo Rosa/PMS