Notícias

Por que os exercícios aeróbicos são bons para o coração?

28/08/2019

Praticar esportes é indicado para qualquer pessoa. Mais importante ainda para os cardiopatas. Para isso, é essencial consultar um médico e saber quais as limitações de cada paciente e quais exercícios eles podem fazer. Os exercícios aeróbicos, por exemplo, são recomendados especialmente para os pacientes com problemas cardíacos. Pois eles ajudam na elevação da capacidade cardiorrespiratória.

Para o fisiologista do esporte do HCor, Diego Leite de Barros, as caminhadas são as mais indicadas, pois requerem apenas um calçado confortável – de preferência com algum sistema de amortecimento – e roupas leves. "Se o paciente for liberado pelo seu médico, ele também pode participar de corridas, tanto ao ar livre quanto na esteira. Andar de bicicleta ou optar pelo exercício na bicicleta ergométrica é igualmente recomendado", aconselha Diego Barros.

O ideal é que, aliado aos esportes que fortalecem a parte cardiorrespiratória, o paciente também faça musculação, pois isso complementa os benefícios do aeróbico. "A associação de exercícios aeróbicos com exercícios de força irão ampliar a força muscular do organismo, bem como a potência do coração", esclarece o fisiologista.

Já para as pessoas sem grandes limitações, o ideal é fazer exercícios aeróbicos cinco dias por semana durante 30 ou 25 minutos de atividade cardiorrespiratória. Para aqueles que querem reduzir a pressão arterial e o colesterol, a indicação é 40 minutos de atividade aeróbica moderada e intensa três ou quatro dias por semana.

Fortaleça o seu coração e fuja do sedentarismo!
Nosso corpo foi planejado para se movimentar. Mas hoje, vários problemas de saúde decorrem do sedentarismo. "Começar a praticar exercícios aeróbicos é a primeira recomendação. Mas para quem precisa começar com moderação, uma indicação é o treinamento aeróbico monitorado. Nele, os batimentos cardíacos são observados durante as atividades", explica Diego.

Correr, dançar, subir escadas ou pedalar pode evitar doenças graves. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é um fator de risco de aproximadamente 30% dos casos de cardiopatia isquêmica – doença que provoca a redução do fluxo de sangue por conta de um estreitamento nas artérias coronárias -, o que eleva o risco de ocorrer um infarto.

As práticas regulares de exercícios aumentam a resistência do coração, que se adapta aos exercícios e "se acostuma" a bombear mais sangue para o corpo. "Além disso, durante os exercícios, o consumo de oxigênio é maior. Portanto mais gordura é queimada, o que diminui a probabilidade de doenças cardiovasculares associadas como hipertensão arterial e obesidade", diz.