Notícias

Santos recebe exposição Mini Casa da Esclerose Múltipla

29/08/2019

A exposição "Casa da Esclerose Múltipla" chega a Santos com o intuito de garantir informação ao público e, com isso, tratar a doença com mais empatia. Esta edição tem como tema "Cada caminho uma história" e os visitantes poderão se colocar no lugar de pessoas reais que convivem com a esclerose múltipla para conhecer um pouco mais da jornada que encaram. O evento ocorre na próxima quinta (5), das 9h às 17h, na Unimes (Av. Conselheiro Nébias, 536). A entrada é gratuita.

 

Doença

A esclerose múltipla (EM) é uma doença de natureza neurológica autoimune, incapacitante, apresentando maior incidência em adultos jovens. Estima-se que aproximadamente 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo têm EM. No Brasil, a estimativa é de 35 mil pacientes. "Embora os sintomas possam variar e, muitas vezes, não serem visíveis, os mais comuns incluem visão turva, dormência ou formigamento dos membros e problemas com força e coordenação motora", afirma Denis Bichuetti, neurologista e professor na Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. As formas reincidentes de EM são as mais comuns.

 

Projeto

A versão mini da "Casa da Esclerose Múltipla 2019 – Cada caminho, uma história" percorre diversas regiões do Brasil e dá a oportunidade aos participantes de conhecerem mais afundo a história de três pessoas que convivem com a doença, desde os primeiros sintomas, dificuldade de diagnóstico, possibilidades de tratamento, até a readequação nos hábitos diários.

 

Foto: Divulgação