Notícias

Transforme sua casa em uma smart home

31/08/2019

Que tal ter a sua casa na palma da mão? Acender as luzes, ligar o rádio, acordar com um café expresso, tudo programado pelo celular. As smart homes, ou casas inteligentes, são imóveis que possuem combinação de dispositivos, de iluminação, áudio, eletrodomésticos e sistemas de segurança, que se comunicam entre si e podem ser controlados por meio de voz ou de aplicativos.

 

Para ter uma casa inteligente não é preciso trocar todos os aparelhos eletrônicos. Esta mudança pode começar com pequenas alterações que deixam a sua experiência mais confortável, personalizada e divertida. Separamos algumas dicas para você transformar a sua casa em uma smart home. Confira:

 

Escolha o seu ecossistema
O mercado de automação residencial possui muitos produtos que tornam casa mais personalizada. Para que a experiência da automação seja perfeita, os equipamentos instalados devem conversar entre si.  A principal dica é apostar em um ecossistema a partir de um assistente de voz, por exemplo. Já existem alguns dispositivos com assistentes especiais, como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. 

 

Quase todas as áreas da casa podem ser inteligentes: iluminação, temperatura, áudio e TV, fechaduras, sistema de segurança e eletrodomésticos. A sugestão é escolher uma dessas áreas e investir em equipamentos que sejam compatíveis com o sistema e o assistente que você escolheu.

 

Instalação elétrica em dia
Para que todos os dispositivos inteligentes funcionem bem, você deve contratar um serviço de revisão das instalações elétricas. Antes de instalar tomadas, interruptores e termostatos, verifique se sua instalação tem fio terra e se está trabalhando corretamente.

 

Iluminação e tomadas 
A iluminação inteligente pode mudar de intensidade, responder a palmas, sensor de presença e comandos de voz. Porém, o acionador da luz ou a lâmpada devem ter tecnologia que se comunique com o seu roteador. Existem também adaptadores para tomadas normais, que oferecem a possibilidade de não investir em eletrodomésticos inteligentes em um primeiro momento. Esses dispositivos permitem monitorar o consumo de energia e alguns até geram relatórios de consumo. 

 

Entretenimento
Se sua TV tem mais de cinco anos, talvez seja necessário trocá-la, pois, para receber os comandos é necessário ter uma entrada HDMI 2.0. O ideal é que você possua algum dispositivo como Apple Tv ou Chromecast para que sejam possíveis as instruções de voz. Uma opção que não exige que você troque seus equipamentos é um emissor infravermelho que replica o sinal de seus controles remotos. Assim, com apenas um emissor você pode comandar qualquer dispositivo que esteja no mesmo ambiente, como o aparelho de som e o ar-condicionado.

 

Fechaduras inteligentes
Já há no mercado uma variedade de fechaduras inteligentes que incluem opções como abrir com códigos numéricos, cartões magnéticos, aplicativos de celular, chaves virtuais e leitura biométrica. Grande parte delas se conecta com o seu assistente de voz. Assim, é possível saber até quando as visitas estão aguardando do lado de fora do apartamento.

 

Cortinas

Persianas automatizadas, tem sido uma ótima opção para casas inteligentes, é possível abrir e fechar a cortina de um ambiente através de um controle remoto ou sensores. Possibilitando maior durabilidade do produto, maior controle na luminosidade  e mais praticidade e conforto.

 

Foto: Pixabay