Mundo Pet

Erros que os tutores cometem na hora de passear

31/08/2019

Tem gente que pensa que passear com o cãozinho na rua é uma tarefa simples: basta colocar a coleira e sair. Porém, existem alguns cuidados para garantir que o passeio seja tranquilo e prazeroso para o pet, além de seguro, não apenas para ele como também para os outros animais. Separamos os erros mais comuns cometidos pelos donos de cachorro na hora do passeio e, mais importante, dicas de como evitá-los:

 

1 – Não utilizar guias ou coleira

Alguns donos possuem o hábito de não colocar coleira e guia em seu cão com a justificativa de deixar o animal mais livre. Porém, essa prática coloca em risco a vida do cachorrinho, deixando-o vulnerável a ser atropelado, a comer algo impróprio jogado na rua ou se envolver em brigas com outros cães. 

 

Como não é possível prever o comportamento dos animais, o seu pet também pode ficar agitado e machucar outros bichinhos.

 

Por isso, ao passear, use sempre a guia e a coleira e escolha opções adequadas ao corpo do seu cãozinho para deixá-lo seguro e confortável e evitar ferimentos. 

 

2- Passear em qualquer horário

Este erro é muito comum. Não há necessidade de passear com o seu pet ao meio-dia, por exemplo. Este é um horário em que o sol está forte e o chão muito quente. Passear no início da manhã e no fim da tarde ou à noite evita que ele queime as patinhas e fique desidratado. Não se esqueça de que o passeio é uma atividade para fazê-lo se sentir bem e não o contrário. 

 

3 –  Não respeitar o limite físico do animal

Todo cachorro precisa passear, porém, a duração do passeio tem que estar adequada às necessidades de cada animal. Pugs, por exemplo, têm limitações respiratórias e não passear  pelo mesmo tempo e velocidade que os Goldens, que possuem outra estrutura física. Se você perceber que o seu cachorro está cansado e ofegante, não o obrigue a continuar a caminhada. 

 

4- Não passear
Morar em uma casa com quintal, brincar ativamente ou ter a companhia de outro animal não são fatores para deixar de levar o cachorro para passear. Esta é uma necessidade tão importante quanto a alimentação e as vacinas. Os passeios garantem a manutenção da saúde física e emocional do pet. Sem a atividade, os cães podem desenvolver comportamentos como ansiedade, depressão, agressividade, além de sobrepeso e problemas articulares e musculares. 

 

5 – Não oferecer água durante o passeio

Alguns donos oferecem água apenas quando o bichinho volta pra casa. O ideal é carregar uma garrafinha própria para cães e oferecer a ele durante o trajeto para que ele esteja sempre hidratado. 

 

Foto: Free Image Bank/Pixabay