Em Off

Veja São Paulo detona Baixada e provoca indignação

31/08/2019

Reportagem da revista Veja São Paulo, popularmente conhecida como “Vejinha”, que circula neste final de semana, detonando a região metropolitana da Baixa Santista, causou indignação entre políticos e diversos setores da sociedade. A região enfrenta diversos problemas, como acontece em todo o Brasil, em decorrência da grave crise econômica que afetou e segue afetando o país, mas nada semelhante ao cenário catastrófico retratado pela reportagem.

Na verdade, mesmo em um momento adverso do ponto de vista econômico, Santos, cidade polo da região, vem conquistando avanços, como o VLT, já em circulação, a nova entrada da cidade, a remodelação completa da Ponta da Praia e dezenas de pequenas obras de interesse social. Investimentos de milhões de reais, que geram empregos e que irão beneficiar milhares de moradores e turistas.

Santos e região tem problemas? Sem dúvida que sim. E muitos. Mas também é verdade que obras importantes foram e estão sendo realizadas em diversas cidades da Baixada.

O tom sensacionalista da revista é a cara da Veja, revista que faz parte de um grupo que pediu recuperação judicial depois de perder credibilidade, leitores e anunciantes exatamente por insistir em reportagens do gênero.

Em nenhum momento, por exemplo, a reportagem da “Vejinha” relata que Santos é apontada como uma das melhores cidades para se viver em todo o país. Também não mostra o crescimento de Praia Grande, nem os atrativos das demais cidades da região. Enfim, uma reportagem parcial, que optou por divulgar apenas fatores negativos, e de maneira sensacionalista, o que explica a indignação de muitos leitores.