Comportamento

Observatório Chega! discute relacionamento abusivo

02/09/2019

No dia da Independência do Brasil (7/8), o Lobo Estúdio (Rua Luís de Camões, 12, Vila Matias) abre suas portas para mais um evento do Chega! Observatório Unisanta da Violência Contra a Mulher. Debates, shows musicais e oficinas irão discutir as nuances dos relacionamentos disfuncionais. A temática tem por objetivo chamar a atenção para as agressões que se naturalizam dentro dos relacionamentos e desencadeiam processos continuados de violência.

 

A programação tem início às 15h com a oficina Comunicação Combativa. A jornalista Sara Mascarenhas e a multiplicadora da ONU Mulher, Marina Machado, ministram a atividade de reescrita de notícias de jornal, ensinando técnicas para tornar os textos mais humanos e menos sensacionalistas e estereotipados. O valor da oficina é R$35, por pessoa, e é necessário se inscrever previamente pelo link.

 

Às 16h30 acontece a oficina Diz Aí, de lambe-lambe. A atividade, que será conduzida pela arquiteta Ysa Lourenço e as estudantes de psicologia Mari Castro e Ana Spina, proporcionará experiência prática da elaboração de lambes ativistas com mensagens que gerem reflexões sobre a violência contra mulher. Para fazer a oficina, com valor de R$15, também é necessário se inscrever pelo link.

 

A designer Márcia Okida, que também é uma das organizadoras do observatório, traz a exposição "Mulheres² — Impressões de corpo e alma", que destaca nomes importantes da cultura e líderes ativistas como Maria da Penha e Malala Yousafzai, reunindo 60 obras de 30 artistas da região.

 

O debate em torno do tema Dores de amores: como identificar um parceiro abusivo? tem início às 18h e contará com a participação da psicóloga clínica Luciana M. G. Gonzaga, com formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientae e psicóloga do Instituto Saúde da Mulher – Casa Rosa, de Guarujá; da professora mestra Liliane Claro de Rezende, coordenadora do programa municipal de Justiça Restaurativa, de Santos, e da jornalista e autora do livro-reportagem Amarras Invisíveis, Karina Black.

 

Para encerrar a programação acontece apresentação musical da banda Cherry e outras surpresas ainda serão divulgadas.

 

Estão todxs convidadxs!

Chega! Observatório Unisanta da Violência Contra a Mulher é uma iniciativa de professoras e alunos dos cursos de Jornalismo e Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília.

 

Serviço
Observatório Chega! discute relacionamento abusivo
Quando: Dia 7 de setembro, sábado 
Horário: das 15h às 20h
Onde: Lobo Estúdio, Rua Luiz de Camões, 12