Teatro

Últimos dias do FESTA têm programação gratuita em Santos

06/09/2019

Os últimos dias do Festival Santista de Teatro (Festa) terão atrações gratuitas em diversos espaços e ruas da Cidade. Com o tema “O Berro do Povo”, a proposta do evento é reunir montagens e outras manifestações artísticas que discutam as contradições políticas e históricas do Brasil e do mundo, a partir de violências cotidianas da realidade.

Nesta sexta-feira (6), o Coral Projeto Guri abre os trabalhos da Mostra Paralela, às 16h, no Centro Cultural Cadeia Velha (Praça dos Andradas s/nº, Centro), com repertório dedicado à música brasileira. No mesmo local, às 18h, o Festa lança o livro “Encontros”, de Andrea Gerassi, que narra o processo de transição de sua família e sua filha trans, Milena; para fechar, o debate ‘Territórios de Acolhimento e Afeto Como Estratégia na Luta contra a LGBTFobia”, às 19h.

Às 20h, no Centro Cultural Cadeia Velha, pela Mostra Regional, será encenada "Cartas Para Satã", de Betinho Neto, com direção de Cris Rocha e atuação de Jackson França. O monólogo traz à tona problemas que rondam as pessoas LGBTQI+, que fogem do padrão considerado normal pela sociedade.

 

Também pela Mostra Regional, às 21h, "Arrumadinho", da Trupe Olho da Rua, promete levar à Praça dos Andradas um cortejo profético e anunciador. Seis gerentes de venda e suas respectivas visões de mundo e de mercado provocam, criticam e questionam o homem moderno, com direção de Caio Martinez Pacheco.

 

Por fim, às 23h, a Outra Companhia de Teatro, de Salvador (BA), encena "Ruína de Anjos", na Mostra Nacional. O ponto de partida será a Praça dos Andradas, mas o espetáculo de Vinícius Lírio e Luiz Antonio Sena Jr. se insere na dinâmica do trânsito, das lojas e da noite no Centro.

 

O encerramento do Festa será no sábado (7), na Vila Nova. A partir das 13h, na Praça Nagasaki (ao lado do Mercado Municipal), haverá batalhas de hip-hop com grupos da região. Às 16h, Roda de Conversa com debatedores para um balanço do festival na Vila Criativa (Praça Rui Ribeiro Couto s/n). E, por fim, pela Mostra Estadual, às 18h, a Trupe Lona Preta apresenta "O Circo Fubanguinho", na Praça Nagasaki.

 

O Festa 61 é realizado pela parceria entre o Movimento Teatral da Baixada Santista, Sesc Santos, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo – ProAc Festivais de Artes II 2018/2019.