Cinema

Drama sul-coreano é atração na Cinemateca de Santos

06/09/2019

O premiado longa-metragem Oasis será exibido neste sábado (7), às 20h, na Cinemateca de Santos (Rua: Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande). A produção sul-coreana conta a história de Jong-gu, um homem de 30 anos com deficiência mental, que acaba de ser libertado da prisão, após ser condenado por homicídio involuntário.

 

Regressando ao lar, é visto estranhamente por todos, que notoriamente preferiam que ele não tivesse regressado. Jong-gu decide, então, visitar a família do homem cujo atropelamento mortal o levou à cadeia, levando-lhes um presente e os seus cumprimentos.

 

O encontro não dá certo, mas antes de ser escorraçado, ele conhece Gong-ju, uma jovem que padece de paralisia cerebral. A menina é mantida isolada no apartamento e a família prefere pagar os vizinhos para olharem por ela. Jong-gu decide cortejá-la.

 

Selecionado como representante da Coreia do Sul ao Oscar em 2003, o filme foi sucesso da crítica, ganhando prêmios em vários festivais de cinema. Entre os mais importantes estavam o Leão de Prata de Melhor Direção e o prêmio do Diretor Especial, dado a Lee Chang-dong no Festival de Veneza de 2002. A sessão conta com apoio da Secretaria de Cultura e Vídeo Paradiso.