Mundo Pet

Agility traz benefícios para os cães

07/09/2019
Agility traz benefícios para os cães | Jornal da Orla

O Agility é uma atividade física para cães realizarem acompanhados de seus donos. Inspirado nas provas de hipismo, consiste em fazer com que o animal percorra um circuito com obstáculos, de maneira rápida e com poucas “faltas”.

Ideal para ser executado ao ar livre, o Agility é praticado também como uma modalidade de adestramento, colaborando com o comportamento e relacionamento social dos cães.

“Para realizar esta atividade com sucesso, é necessário que o cão conheça os comandos básicos de obediência, como sentar, pular, ficar, o que cria uma sinergia com o condutor, deixando o cão mais disciplinado” explica a veterinária Jueli Berger.

Embora seja um exercício de divertimento e distração para os cães, o Agility também é um esporte oficial com diversos campeonatos internacionais e pode ser desempenhado por todas as raças e tamanhos de cachorros.

“Há raças que naturalmente possuem mais habilidade e disposição física para este esporte, como o Border Collie, que sempre se destaca em competições. Mas, no geral, não há restrições para a prática”, garante a profissional.