Mundo Pet

Cuidado com os vermes!

07/09/2019

Por mais que o seu bichinho de estimação seja bem cuidado, eles estão expostos a diversos tipos de parasitas, principalmente os vermes. Eles estão por todos os lados: nos alimentos, na água, durante os passeios nas ruas e no calçadão da praia. São verminoses que causam diversas doenças – algumas fatais. Seu pet apresenta sinais de que está infectado. Confira os principais sintomas:

 

Perda de peso
Os vermes se alimentam das proteínas e/ou sangue oriundos dos tecidos do pet, isso faz com que o animal filtre menos nutrientes do que realmente precisa. Além disso, os vermes provocam lesões que comprometem a digestão e dificultam a absorção dos alimentos.

 

Mudança na pelagem 
A pelagem fosca pode indicar a presença de um parasita. A desidratação e a má absorção de nutrientes ocasionam uma infecção parasitária e refletem no pelo do gato ou do cãozinho. 

 

Abdômen maior
O aumento abdominal pode não ser sinal de que o seu pet está gordinho e, sim, está com verme. Um teste rápido que pode ser feito é apalpar o abdômen e notar se o animal sente desconforto quando você toca.  

 

Verifique o coco!
Diarreia é um dos sinais de que o pet está com vermes, por isso, verifique as fezes do animal. Quando escuras ou esverdeadas,  podem apresentar sangue, indicando Necatoríase – doença parasitária causada por vermes que se fixam nas paredes do intestino delgado e causam o sangramento. Muitas vezes, podem ser observados ovos de parasitas nas fezes. 

 

Procure por indícios
Se o cão ou gato está roçando o bumbum no chão, pode ser que ele está sentindo coceira na região do ânus. O prurido é causado por ovos de parasitas que saem do reto. Observe a cama e os lugares onde o pet costuma ficar, pois os ovos podem ser vistos nestes espaços. Lembre-se: use sempre uma luva e pedaços de madeira ao mexer nas fezes procurar pistas. 

Se notar qualquer um desses sintomas, leve seu bichinho ao médico veterinário. 

 

Foto: Pixabay