Santos

Pilares são erguidos na obra da ponte sobre o Rio São Jorge em Santos

10/09/2019

O canteiro de obras da ponte sobre o Rio São Jorge conta com várias frentes de trabalho em andamento. Uma delas está empenhada na implantação dos pilares de sustentação da estrutura que está sendo montada no terreno de mais de 40 mil m², no São Manoel. 

 

No total, serão construídos 82 pilares ao longo da ponte. Até o momento, já foram erguidos e concretados seis elementos e, até o final desta semana, mais dois serão somados ao conjunto. Os pilares têm altura variável de três a sete metros, de acordo com a localização de sua implantação.

 

As equipes também cravam estacas para dar andamento em diversas fases da obra. Das 426 estacas que a ponte terá no total, até esta segunda (9) foram afixadas 221, sendo que 133 já receberam as chamadas ‘camisas’, que são as proteções envoltas para evitar a corrosão do material em contato com a água. A profundidade dessas estacas chega a cerca de 64 metros, dependendo do local do terreno.

 

A obra integra a quarta etapa do Programa Nova Entrada de Santos e está prevista para ser entregue em 2021. A ponte terá 600 metros de extensão e duas pistas separadas, cada uma com duas faixas de 3,5 metros de largura, no padrão rodoviário.

 

Visita técnica

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa vistoriou os trabalhos na manhã desta segunda-feira (9) e destacou a importância desse novo desvio viário que possibilitará a separação de veículos leves e pesados na chegada a Santos. “Estamos trabalhando em ritmo acelerado para concretizar esta que é a maior intervenção viária das últimas décadas na Cidade”, afirmou.

 

Acompanhado da equipe de técnicos do Programa Nova Entrada de Santos e dos técnicos da Queiroz Galvão, empresa responsável pela realização da obra, o prefeito acompanhou todos os detalhes e realizou reunião técnica no local.

 

Foto: Susan Hortas/PMS