Santos

Perspectivas econômicas para o desenvolvimento da região da BS será o tema do próximo encontro do LIDE Santos

10/09/2019

Perspectivas Econômicas para o Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista. Esse será o tema do próximo almoço-debate do LIDE Santos, que será realizado no próximo dia 12 de setembro, no Sheraton Hotel, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. 

 

O LIDE, o maior e mais importante grupo de lideranças empresariais do País, teve o lançamento oficial em Santos no último dia 9 de agosto, durante almoço-debate, no Sheraton Hotel, para mais de 150 convidados. Na ocasião, CEO’s das maiores empresas do País e autoridades nacionais e locais tiveram a oportunidade de debater sobre o desempenho dos primeiros sete meses do Governo Federal e expectativas com as reformas com dois importantes convidados: chairman do LIDE Global, Luiz Fernando Furlan, e a deputada federal e jornalista Joice Hasselmann.

 

“A chegada do LIDE à Baixada Santista é de fundamental importância para promover o debate sobre os principais assuntos da região, como infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, educação, turismo, economia e muito mais” explica o presidente do LIDE Santos, Jarbas Vieira Marques Júnior.

 

Prestigiaram o lançamento do grupo, o presidente do Grupo Dória, João Dória Neto, o head das unidades nacionais e internacionais LIDE, Fábio Fernandes; os prefeitos de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e de Praia Grande, Alberto Mourão, e o deputado estadual Kenny Mendes.

 

Marco Vinholi
O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, tem 34 anos, é nascido em São Paulo, é formado em Administração de Empresas pela PUC/SP com especialização em Gestão Empresarial pela FGV. Foi Deputado Estadual e Líder do PSDB na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

No parlamento, foi o relator das CPIs da Cartelização da Citricultura e do Detran. Membro titular das Comissões de Finanças, Orçamento e Planejamento; de Educação e Cultura; de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Cidadania, Participação e das Questões Sociais; de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação; e Fiscalização e Controle.

 

Por dois anos consecutivos, foi escolhido relator do Orçamento do Estado de SP designando e aprovando recursos para os exercícios 2018 e 2019, para os 645 municípios paulistas, com foco principal nas áreas social, saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura. Foi coordenador das Frentes Parlamentares em Defesa dos Estudantes, de Apoio de Combate ao Câncer e das Relações Exteriores e vice coordenador da Frente em Prol do Transporte Metroferroviário (Fetram).

 

Iniciou sua vida pública junto aos movimentos estudantis, como presidente do Centro Acadêmico Leão XIII (PUC), diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE) e União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi coordenador nacional de Empreendedorismo Juvenil, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e diretor do departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, órgão do Governo Federal.

 

Em 2013, presidiu o Fundo Social de Solidariedade do Município de Catanduva. Foi diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, em 2015 e coordenou o Vivaleite, o maior programa de segurança alimentar da América Latina. Neste período foi vice-presidente do Conselho da Criança e do Adolescente (Condeca).

 

Atualmente é Presidente Estadual do PSDB. Anteriormente, foi membro da Executiva e do Conselho Fiscal. Vice-presidente da Juventude Estadual do PSDB e coordenador regional do PSDB, eleito por prefeitos, ex-prefeitos e vereadores de toda região de Catanduva.

 

LIDE Mulher 
O LIDE Mulher, uma das áreas de atuação do LIDE, também já começa a se formar em Santos. O lançamento oficial será em novembro, mas a filiação das interessadas já está sendo feita pelo grupo.

Os principais objetivos do LIDE Santos Mulher será colaborar com a aceleração do desenvolvimento de mulheres em altos cargos de liderança, com visão local e global, por meio de seminários e mentorings que aproximam as executivas, estimulando o networking e a troca de informações e de experiências.

 

Segundo pesquisa da Korn Ferry, realizada em 2018, as mulheres ocupam 16% do universo total dos cargos de liderança, há 10 anos a proporção era de 9%. Atualmente, só 5% das mulheres estão na presidência e, quase metade das empresas brasileiras, sequer tem uma mulher entre seus diretores. Além disso, segundo o Fórum Econômico Mundial, no ritmo atual, a disparidade de gênero no mercado de trabalho mundial só vai acabar daqui 170 anos. No mesmo estudo, o Brasil aparece na 79ª posição no Índice Global de Desigualdade de Gênero, que analisa 144 países. Sendo a desigualdade de renda um dos tópicos que mais pesam contra o Brasil.

 

Atualmente, o LIDE Mulher é formado por mais de 200 empresas nacionais e multinacionais filiadas ao LIDE, lideradas por mulheres, e está presente nas seguintes cidades/estados no Brasil: São Paulo, Campinas, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Paraná e recentemente chegou ao Paraguai. No Brasil é presidido por Nadir Moreno, presidente da UPS Brasil, que assumiu o desafio em abril de 2017. 

 

O LIDE Santos Mulher será presidido pela renomada jornalista Claudia Duarte Cunha. “O grupo é uma plataforma exclusiva e qualificada de networking, relacionamento e conteúdo, sendo restrita às filiadas, que contará com mulheres empreendedoras e com cargos de liderança de gestão e representatividade. Vamos focar no fortalecimento da posição das mulheres à frente de empresas, geradoras de negócios e fomentadoras do desenvolvimento econômico”, explica Cláudia Duarte.

Segundo a presidente do LIDE Santos Mulher, as mentorias serão realizadas, periodicamente, quando as filiadas participarão de encontros com grandes CEOS e lideranças do meio empresarial, para trocar experiências, abordando questões de mercado. 

 

LIDE no Brasil e no mundo
Atualmente, o LIDE conta com 1,7 mil empresas filiadas e 40 unidades nacionais, regionais e internacionais. No Brasil, são 21 unidades distribuídas nas regiões do Amazonas, Bahia, Brasília (DF), Campinas (SP), Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São José do Rio Preto (SP), Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Vale do Paraíba (SP) e Santos (SP)

 

No exterior, o LIDE está presente em 20 países ou regiões: Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Espanha, Florida, Itália, Marrocos, Moçambique, Mônaco, Oriente Médio (Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã) Paraguai, Portugal e Uruguai, além das unidades em constituição no México e no Peru. 

 

Áreas de atuação do LIDE
São 25 frentes de atuação nos principais setores da economia e representados por grandes personalidades e especialistas, fortalecendo o pensamento, relacionamento e princípios éticos de governança corporativa. As áreas de atuação são: Agronegócios, Cidadania, Comércio, Comunicação, Conteúdo, Cultura, Educação, Empreendedor, Empreendedorismo Social, Energia, Esporte, Futuro, Infraestrutura, Inovação, Internacional, Justiça, Master, Mulher, Saúde, Segurança, Solidariedade, Sustentabilidade, Tecnologia, Terceiro Setor e Turismo. 

 

Almoço-Debate 
Perspectivas Econômicas para o Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. 

Dia: 12 de setembro (quinta-feira)
Horário: das 11h30 às 14h30
Local: Sheraton Hotel Santos (Guaiaó, 70 – Aparecida – Santos – SP)
Exclusivo para membros do LIDE e convidados