Santos

Marapé recebe mutirão contra a dengue nesta quarta-feira

10/09/2019

Nesta quarta (11), das 8h às 17h, o Marapé receberá o 19º mutirão de de combate ao Aedes Aegypti realizado pela Prefeitura de Santos em 2019. No total, 87 agentes percorrerão 4,6 mil imóveis do bairro em busca de focos de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana. Eles também vão orientar os moradores sobre formas de evitar a água parada.

 
O ponto de partida será a sede da Seção de Controle de Vetores (Avenida Pinheiro Machado, 580). O trabalho de vistoria aos imóveis é permanente na Cidade e ocorre durante todo o ano, em programação de rotina, com o suporte das armadilhas de captura dos mosquitos e sistema que indica os pontos de maior incidência do Aedes.

 
Desde fevereiro, também são realizados os mutirões, ações intensificadas em um bairro específico e que ocorrem atualmente a cada quinze dias, que já resultaram na eliminação de 1.207 focos de larvas nas 18 ações anteriores. Em 2019, foram confirmados 126 casos de dengue, três de chikungunya e um de zika entre residentes de Santos. A febre amarela urbana não é registrada no Brasil desde a década de 1940.

 

 

Foto: Susan Hortas/PMS