Leitura

Tarrafa Literária terá homenagem a Osvaldo Moles

13/09/2019

Santos já se prepara para receber um dos festivais mais importantes da literatura nacional e internacional. Isto porque, entre os dias 25 e 29 de setembro, o Teatro Guarany e o SESC Santos recebem a 11 ª edição da Tarrafa Literária – Festival Internacional de Literatura de Santos.

 

O evento proporciona ao público a experiência de conferir, gratuitamente, dez mesas de debate com autores de grande prestígio, como o crítico e poeta português, Pedro Mexia, além dos renomados autores Jarid Arraes, Eduardo Spohr, Affonso Solano, Contardo Calligaris, Renato Janine, Barbara Gancia, Maria Lúcia Homem, Preta Rara, entre tantos outros grandes nomes da literatura.

 

Para a abertura, que ocorre na quarta-feira (dia 25/09), às 19h30, no SESC Santos, o conjunto João Rubinato, nome artístico do compositor, cantor, humorista e ator brasileiro Adoniram Barbosa, fará uma apresentação musical reunindo canções inéditas do autor de Saudosa Maloca, considerado o pai do samba paulista.

 

Já entre os dias 26 e 29 (quinta-feira a domingo), ocorrerá as 10 mesas de debate, todas no Teatro Guarany, e com temas de extrema relevância para a sociedade, como a história da escravidão no Brasil, feminicídio, feminismo, ética e filosofia, memórias e muito mais. Destaque também para a inédita mesa sobre o Prêmio Oceanos de Literatura, com a mediação de uma das curadoras do concorrido prêmio luso-brasileiro, a produtora cultural e crítica literária, Selma Caetano.

 

Sucesso nos anos anteriores entre o público infantil, a Tarrafinha Literária estará presente em grande estilo, com a participação da renomada escritora ítalo-brasileira, Eva Furnari e a cidade mais organizada do mundo, chamada de Cacoete. Para o idealizador da Tarrafa Literária e dono da Livraria Realejo, uma das mais tradicionais de Santos, José Luiz Tahan, o festival proporciona uma extensão da alegria e orgulho do seu trabalho como 'livreiro'. “A execução deste festival, para mim, é sempre um grande prazer e uma realização, pois consigo fechar todas as etapas possíveis do meu trabalho: desde a venda de livros com a minha loja de rua; a produção de livros com a minha editora; até a realização de um grande festival como esse, proporcionando a celebração entre o escritor e o leitor”, exalta Tahan.

 

Além de boa música e conteúdo de qualidade, o evento terá como homenageado o letrista, cronista, humorista e radialista Osvaldo Moles, que faleceu em 1967. Natural de Santos, foi considerado, por muitos, o “pai” e o maior parceiro de Adoniran Barbosa, com quem compôs “Tiro ao Álvaro”.  “A proposta de homenagear um autor no festival tem o objetivo de mostrar ao público em geral a relação destes autores com a região e a cidade de Santos”, explica Tahan. 

 

O Festival Internacional de Literatura de Santos – Tarrafa Literária é uma iniciativa da Editora Realejo, localizada em Santos, como forma de incentivar e promover a literatura e o debate na região da Baixada Santista e em todo o Estado de São Paulo, a fim de conquistar novos leitores por meio da aproximação com autores de relevância internacional.

 

Veja a programação completa da Tarrafa no site www.tarrafaliteraria.com.br.