Notícias

7 erros na hora de pintar a casa

14/09/2019

Mudar a cor das paredes de um ambiente pode transformá-lo radicalmente. Há que aposte na mudança contratando um profissional da área para realizar a tarefa. Mas se você é do tipo que gosta de colocar a mão na massa, saiba que para garantir bons resultados é necessário tomar uma série de precauções do tipo: não comprar qualquer tinta, escolher um dia com temperatura agradável para realizar a pintura, entre outros.  Para evitar problemas como estes, separamos uma lista com sete erros comuns, mas que devem ser evitados na hora de pintar o imóvel.

 

1. Tinta errada 
Tintas que não estão em conformidade com as normas técnicas apresentam baixo rendimento e baixa resistência à abrasão, menor durabilidade e resistência à limpeza com produtos de uso doméstico.  Além disso, existem produtos adequados para o uso em cada tipo de superfície (alvenaria, metal, madeira e outras). Usar uma tinta desenvolvida para outra finalidade levará a resultados ruins. O mesmo vale para o local onde a tinta será aplicada: é preciso verificar se a tinta é para uso só em áreas internas ou em áreas internas e externas, da mesma forma que deve ser dada atenção ao tipo de cômodo que será pintado (em áreas mais úmidas, como banheiros e cozinhas, é recomendado o uso de tintas adequadas a essa característica). 

 

2. Não preparar a superfície a ser pintada
Antes da pintura, é preciso fazer uma limpeza na superfície que será pintada. Ela precisa estar firme, uniforme, seca e sem poeira, gordura, graxa, sabão ou mofo. Corrigir imperfeições na parede, com argamassa ou massa corrida também é fundamental.

 

3. Não eliminar focos de umidade
As infiltrações de água são as causas mais frequentes da deterioração das pinturas em alvenaria, provocando, na maioria das vezes, descascamentos, bolhas e outros inconvenientes. Antes de pintar, verifique bem se existem problemas como vazamentos ou falhas na impermeabilização. 

 

4. Não seguir as instruções do fabricante
Na embalagem da tinta há orientações sobre como fazer diluição ou qual o intervalo mínimo entre demãos. Outra dica importante é medir a área a ser pintada e observar o rendimento da tinta informado pelo fabricante, para calcular bem a quantidade, de forma que não haja sobra ou falta do produto. 

 

5. Pintar com clima inadequado
Não se deve pintar em dias chuvosos ou com ventos fortes, pois eles trazem poeira e outras sujeiras para a pintura. Também evite pintar a casa quando a temperatura estiver muito baixa ou muito alta ou quando a umidade relativa do ar está acima de 90%. 

 

6. Falta de cuidado com a secagem
É preciso ter paciência para obter um bom resultado na hora da pintura. Esperar o tempo certo de secagem da tinta entre uma demão e outra é essencial! Uma ótima maneira de acelerar a secagem é manter as portas e janelas abertas. 

 

7. Usar ferramentas de pintura inadequadas
A escolha das ferramentas e equipamentos utilizados na pintura deve ser feita com atenção à sua qualidade e à adequação para a utilização pretendida. Informe-se sobre isso antes de comprar e de pintar. Por exemplo, existem rolos, pincéis e trinchas indicados para cada tipo de tinta, que não darão o resultado esperado caso sejam usados indevidamente.

 

Foto: Divulgação