Teatro

Espetáculo sobre a cultura indígena será apresentado em escolas municipais de Santos

16/09/2019

A arte do palhaço e a cultura indígena se unem para gerar risos em muitas crianças de Santos. Até 4 de outubro, o espetáculo ‘Hotxuá e a Festa da Batata’, da Cia. Fruidores de Arte, será apresentado em diversas unidades municipais de ensino.

 

Contemplado no 7º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes da Cidade de Santos com verba do Fundo de Assistência à Cultura (Facult), o projeto tem base na criação do povo indígena dos Krahô, localizado no estado de Tocantins.

 

A montagem parte da constatação de que estes povos sempre souberam que rir era importante e, por isso, contavam com um ‘fazedor de riso’ entre eles. Sua função era brincar, surpreender e subverter as regras – ou seja, se ainda não havia um circo propriamente dito, o palhaço, ao menos, já estava entre nós.

 

Entre os Krahôs, o nome deste indígena é Hotxuá e sua principal incumbência consiste em manter a harmonia, o equilíbrio e a união do povo da aldeia, através do riso, do abraço e da conversa.

 

“Há um paralelo complementar entre arte e vida, que, quando caminham juntas, expandem de forma evidente o autoconhecimento e a potência de agir e ser”, comenta a atriz e diretora Carolina Rainho. Outra referência na concepção do espetáculo é a ‘Festa da Batata’, ritual realizado na passagem da estação chuvosa para a seca, geralmente no mês de abril, quando o povo canta, dança e se diverte saudando o alimento e o bem-estar comum.

 

“Compartilhar sobre um assunto tão potente e inédito para a maioria é uma grande responsabilidade – e maior ainda por se tratar da cultura indígena brasileira. Conscientes disso, buscamos ser mensageiros fiéis das palavras dos indígenas desde o início, para de alguma forma – objetiva ou subjetiva – contribuirmos para mantermos o céu suspenso nos tempos adversos, desafiadores e incertos que (sobre) vivemos”, pondera o artista Rafael Palmieri.

 

Locais e datas de apresentação

Sexta, 20/9 – Escola Maria de Lourdes Borges Bernal (R. Arthur Parsloe, 52 – Castelo)

Terça, 24/9 – Escola Monte Cabrão (Rodovia Piaçaguera-Guarujá, km 33 – Monte Cabrão)

Sexta, 27/9 – Escola Rubens Lara (R. Lucinda de Matos, 293 – Morro Nova Cintra)

Terça, 4/10 – Escola Ilha Diana (Sítio Ilha Diana – Área Continental).

 

Foto: Maurice Pierotte