Baixada Santista

Guarujá recebe ação pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

19/09/2019

O Instituto Gremar e o Loteamento Iporanga, localizado na Serra do Guararu, no Guarujá, realizam mutirão pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias nesta sexta-feira (20), às 10h, na Praia do Perequê e no Rio do Peixe. A iniciativa deve reunir cerca de 300 pessoas, incluindo 150 crianças, de 8 a 14 anos, da rede de ensino municipal. O objetivo, além de sensibilizar a comunidade quanto à importância do cuidado com o meio ambiente, é recolher aproximadamente 1 tonelada de lixo.

 

O evento envolverá também a Associação dos Pescadores do Perequê, bairro que reúne a maior comunidade de pescadores da Baixada Santista. Além do mutirão na faixa de areia e margens do rio, cinco barcos serão utilizados no recolhimento do lixo encontrado na água.

 

O material será contabilizado, separado e todo lixo reciclável será destinado para o Centro de Reciclagem da comunidade da Serra do Guararu.

 

Ação global

O movimento internacional Clean Up the World, ou International Costal Clean Up, é a maior ação global para limpeza do planeta, apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ela é promovida por diversas instituições que atuam na conservação costeira, marinha e políticas públicas. No Brasil, a ação é conhecida como Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias – DMLRP.

 

Em números gerais, mais de 35 milhões de pessoas já participaram de uma atividade do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o que tem possibilitado uma importante mudança de atitude e comportamento em escala global.

 

Segundo o Instituto Gremar, entre a Baixada Santista e o Litoral Sul do estado de São Paulo, mais de 8 toneladas de lixo já foram recolhidas desde 2016, quando a ação foi realizada pela primeira vez.

 

Foto: ImageBank