Gente que faz

A receita do sucesso

21/09/2019

No início dos anos 80, o empresário José Altstut, o Pepe, ousou ao investir em um mercado que envolve um tema quase tabu, mas que passa ileso às crises econômicas em qualquer época ou governo. Afinal, a morte é a única certeza que temos na vida. Tanto tempo depois, o diretor-presidente da Memorial Necrópole Ecumênica sabe que fez a aposta certa e o seu empreendimento figura até no livro Guinness World Records como o cemitério vertical mais alto do mundo, com 16 pavimentos.

 

O empreendimento deu tão certo que o argentino radicado em Santos desde 1963 já perdeu as contas de tantas homenagens recebidas e convites para participar de eventos empresariais por países da América e da Europa. Seu negócio virou referência na área e Pepe Altstult tornou-se um dos mais conhecidos e prósperos empreendedores da região, sempre envolvido em projetos sociais, ações culturais e de incentivo à prática esportiva, patrocinando atletas profissionais e amadores.

 

Argentino com alma santista
Apesar de meio século por aqui, Pepe ainda carrega forte no sotaque. De família simples, nasceu em Santa Fé e mudou para a capital Buenos Aires quando tinha 7 anos. A mãe Maria, de origem romena, foi o seu maior exemplo de vida. “Minha mãe criou a mim e minhas duas irmãs com muito sacrifício e bons princípios morais”, afirma. 

 

O jovem argentino chegou ao Brasil aos 25 anos de idade em busca de oportunidade de trabalho. O pai já estava por aqui, mas a mãe e a noiva ficaram na terra natal, já que a idéia era retornar. Não se adaptou a São Paulo, mas em seu quarto retorno ao Brasil conheceu Santos e a “química” aconteceu. “Criei muita afinidade com a cidade, principalmente porque aqui se pratica muitos esportes”.

 

Ai a vinda da família foi inevitável: casou e aqui teve os filhos Denis e Leonardo, que já lhe deram dois netos: Sofia e Yuri. “Vou 3, 4 vezes por ano na Argentina, mas minha casa é aqui”, confessa. Estabelecido na cidade, o jovem argentino iniciou no ramo imobiliário e da construção civil e continuou sua vida esportiva, defendendo Santos em várias modalidades.

 

Sinônimo de esportes
Os esportes são a outra paixão de Pepe. Ainda menino, em seu país, começou a praticar ciclismo, depois migrou para o boxe e, daí, ganhou o gosto por diferentes modalidades, acumulou participações em eventos esportivos e prêmios. “Só não me profissionalizei no boxe porque precisei trabalhar para ajudar em casa”, conta. Assim que teve condições, passou a alavancar a carreira de centenas de crianças e jovens talentosos. Hoje são cerca de 150 atletas que têm a oportunidade de se dedicar exclusivamente ao esporte graças ao patrocínio do Grupo Memorial. São atletas de várias modalidades, alguns medalhistas no Pan e Parapan, outros disputando competições no exterior.

 

Foi preciso conquistar a cidade
A idéia de investir no mercado funerário surgiu quando faleceu o pai de um amigo e o sepultamento ocorreu na lama em função de problema com o lençol freático. Ali ele percebeu a carência de um lugar digno para receber o ente querido no findar da vida. Foi difícil vencer a resistência da população do Marapé, que temia a desvalorização de seus imóveis. E ainda havia um perigo real. Na época, o lugar onde foi erguido o Memorial era uma antiga pedreira usada para tráfico de drogas e o empresário se deparou com a ameaça de bandidos. Mas nem isto o demoveu da idéia.

 

No final, a Associação dos Amigos do Marapé prestou homenagem por reconhecer que o empreendimento melhorou as condições do lugar e até hoje Pepe ostenta o título de presidente de honra do bairro.  “Sempre procuro fazer algo para retribuir o que recebi da cidade”.

 

Acolhimento e conforto no momento de dor
Esqueça a idéia de cemitério como um lugar fúnebre, triste, até insalubre. O Memorial não é um cemitério como outros, na verdade pouco lembra um cemitério. “Antes e depois do memorial, mudou todo o conceito de funeral”, afirma Pepe, certeiramente. 

 

Com 40 mil m² de área, o lugar oferece um ambiente mais acolhedor, rodeado de verde, com limpeza impecável e espaços planejados para o alento que o momento exige. Os lóculos são padronizados, não é permitido enfeitar os espaços com velas, fotos, flores. “Não tem pobre nem rico, todo mundo é igual”, explica o empresário. 

 

Lá tem playground, lanchonete, lago com carpas, viveiro de pássaros, suítes para os familiares e, se a família permitir, recebe até a visita de um cãozinho treinado que traz mensagens de conforto no bolso do seu colete. Em datas especiais – como Dia das Mães, dos Pais – são realizados shows de artistas consagrados. Um pequeno museu de veículos antigos é outra atração e entre os serviços especiais oferecidos estão o transporte em limusine e o acompanhamento do velório à distância, pela internet.

 

Amigos de quatro patas
Pupy, uma pequena poodle branca, foi a fiel companheira de Pepe por 12 anos, acompanhando seu dono para onde ele fosse. Para ele, era mais do que um animal de estimação, “era uma filha”, diz, sem titubear. E foi a preocupação com o envelhecimento de Pupy que o inspirou a construir o Pet Memorial, inaugurado em 1990 em São Bernardo do Campo, e que logo se transformou em sucesso entre tutores de animais de estimação. 

 

A nova cartada do empresário é a construção do Pet Perpetum, um cinerário para guardar as cinzas dos animais que será erguido em frente à Memorial Necrópole Ecumênica, no Marapé. Será o primeiro cinerário vertical pet do mundo, com capacidade para guardar 3.500 urnas. 

 

Amigos do rei
Em meio século de vida no Brasil, Pepe fez muitas amizades, como com Edson Arantes do Nascimento, Pelé. O apreço do rei do futebol é tanto que ele presenteou o empresário com o carro Mercedes Benz que ganhou da montadora pelo feito do milésimo gol. Isso ocorreu na década de 70 e até hoje os dois permanecem muito amigos e a Mercedes bem conservada. 

 

O empresário sabe também ser generoso. Ele cedeu as instalações para o velório e um lóculo na Memorial para receber o ex-prefeito de Santos, David Capistrano Filho. “A família não tinha como arcar com as despesas. David foi o político mais sério que já tivemos nesta cidade”, brada. E se orgulha de homenagens recebidas de personalidades que admira, como o lutador Minotauro, de MMA, que veio especialmente a Santos com esta finalidade.

 

Pepe já iniciou a oitava década de vida, mas a rotina de trabalho não se altera. Comanda diariamente de seu escritório o Grupo Altstut – que engloba além dos cemitérios, uma construtora, um hotel em Ubatuba, uma pousada em Parati – e não passa um dia sem se exercitar na academia montada na empresa. “Quando não treino, fico mal comigo”. Deve estar aí um dos ingredientes da receita de uma vida plena e bem sucedida.

 

Foto: Arquivo Pessoal