Notícias

Primavera é um convite para renovar o astral da casa

21/09/2019

A Primavera vai começar na nesta segunda-feira (23) trazendo frescor e alegria. As ruas ficam mais agradáveis e floridas, com Ipês brancos e amarelos. Dentro de casa, vale apostar em pequenas mudanças para que o astral da estação também contagie a decoração e a energia. Para isso, não é preciso fazer grandes alterações nem quebra-quebra. Confira algumas dicas para aproveitar as referências que a Primavera tem de melhor:

 

Elimine as texturas pesadas
A Primavera é o momento de guardar mantas e tapetes pesados usados no Inverno. Use sacos a vácuo que protegem, organizam e economizam espaços dos armários. Substituir tapetes grossos por outros de materiais, como linho ou corda, é outra boa solução.  As cortinas também podem ser alteradas por modelos mais leves, como voil, linho, seda, gaze de linho, organdi ou materiais sintéticos.

 

Aposte nas cores da estação
Esta é a estação perfeita para mesclar tons quentes e mais abertos na decoração. O verde está em alta e aparece não somente nas plantas como em almofadas e tapeçarias. Se a intenção é um ambiente mais ameno, invista em uma paleta pastel combinada às cores terrosas, como os alaranjados e amarelos queimados.  

 

Conecte-se com a natureza
As flores e plantas são perfeitas para corrigir a energia em um ambiente. Nesta época do ano é importante procurar espécies que se adaptem às temperaturas mais quentes. Para locais onde a prioridade é relaxar, invista na Lavanda, que requer muita luz e deve ser regada uma vez por semana. O mesmo vale para o Taglete, espécie que suporta altas temperaturas sem precisar de muita água.

 

A orquídea é a exceção à regra da Primavera. A flor, que chama a atenção pela sua beleza, é ideal para dar um toque elegante ao lar, mas exige cuidados especiais. O ideal é colocá-la próxima de uma janela longe do sol nos dias de calor. Assim, você evita de prejudicar a planta. 

 

Mas se a sua proposta é deixar a casa repleta de cores, a açucena é perfeita. Seus tons são tão diferentes entre si, que bastam três espécies dela para garantir um bom resultado no projeto de decoração.  A terra deve estar fresca e não deve receber sol diretamente. Outras boas opções para a Primavera são o jacinto e a bromélia.

 

Foto: Projeto Dantas & Passos Arquitetura/Maura Mello